O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CNH) que possibilita o pagamento de multas de trânsito com cartões de débito e crédito. Através dessa nova modalidade, o motorista terá a possibilidade de parcelar as autuações. Com a decisão, os órgãos e entidades de cada o Estado, com o Detran de Santa Catarina, estão autorizados a arrecadar os valores à vista ou em parcelas mensais.
Continua depois da publicidade
Antes, somente as multas aplicadas em veículos registrados no exterior poderiam ser pagas com crédito e débito. A proposta, segundo o Ministério das Cidades, é reduzir a inadimplência relativa ao pagamento das multas de trânsito e demais débitos relativos ao veículo junto aos diversos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.
Com o parcelamento pelo cartão de crédito, as empresas que operam como adquirentes ou subadquirentes de cartões de crédito deverão realizar a quitação das multas à vista junto ao órgão de trânsito, assumindo o risco da operação junto ao titular do cartão. Agora, cabe a cada Detran implementar a medida.
O presidente do departamento em SC, Vanderlei Rosso, disse na manhã desta quarta-feira que, com o aval do Contran, o Estado vai aderir ao novo modelo para possibilitar essas opções aos condutores.
Continua depois da publicidade