A partir desta terça-feira, as multas de trânsito vão pesar mais no bolso. As multas leves terão reajuste de 66,1%. Os valores das multas médias e graves sobem 52,9%, enquanto as gravíssimas vão passar por aumento de 53,2%. Estes valores não eram alterados há 16 anos. Infrações gravíssimas, por exemplo, passam de R$ 191,54 para R$ 293,47.
Continua depois da publicidade
Além disso, o Código de Trânsito Brasileiro tem mudanças na categoria de algumas infrações. O presidente do Monatran, o Movimento Nacional do Trânsito, Roberto Bentes de Sá, acredita que umas das principais alterações é sobre o uso do celular ao volante: pelo Código, não se pode falar e nem digitar, seja no carro em movimento ou parado no sinal. A multa praticamente triplica, e a infração de média para gravíssima.
As multas aplicadas a motoristas suspeitos de dirigir alcoolizados, e se recusarem a fazer o teste do bafômetro, sobe mais de mil reais, chegando a 2.934,70 (o preço da infração gravíssima multiplicado por 10). O motorista terá ainda a habilitação suspensa pelo prazo de 12 meses. Segundo Bentes de Sá, além da atualização no valor das multas, é preciso atualização da sinalização nas vias.