Centenas de mulheres se reuniram nas ruas do Centro de Florianópolis durante a noite desta sexta-feira (8) para participar da marcha do Dia Internacional da Mulher. As manifestantes se saíram de frente ao Terminal Integrado do Centro (Ticen), caminharam pela Avenida Paulo Fontes e encerraram o ato na Escadaria do Rosário. A Polícia Militar não respondeu sobre a estimativa de público presente.
Continua depois da publicidade
Carregando a faixa "Vivas, Livres e Resistentes", as mulheres que estiveram no ato gritam mensagens de ordem e levantaram bandeiras. Os cartazes traziam questionamentos e apresentavam diversas reivindicações, desde machismo e racismo até pautas como ações afirmativas nas universidades e dificuldades para deficientes auditivas.
O protesto foi organizado pelo grupo 8M e ocorreu simultaneamente em várias cidades do país. O evento levou o nome de Marielle Franco, vereadora assassinada no Rio de Janeiro há quase um ano. A ex-parlamentar e ativista também foi lembrada diversas vezes pelas manifestantes nos cartazes e em réplicas de placas de rua com seu nome.
Antes da marcha, foram realizadas diversas atividades culturais em uma tenda montada no calçadão da Avenida Paulo Fontes. A programação incluiu apresentações musicais, oficinas e rodas de conversa sobre assuntos como violência obstétrica, maternidade, racismo, encarceramento feminino e aborto.
Continua depois da publicidade