O clássico tailleur, que reúne em um só look blazer e saia do mesmo tecido, já não é mais considerado pelos recrutadores o traje mais apropriado para as candidatas na hora de uma entrevista de emprego. De acordo com a pesquisa A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros 2009, realizada com mais de 16 mil participantes pela consultoria Catho Online, a preferência pelo terninho (calça comprida e blazer) teve um salto de 4%, ultrapassando 45%, enquanto que o tradicional tailleur ficou com a segunda posição (33,5%).
Continua depois da publicidade
A preferência pela calça comprida e blazer pode ser explicada pelo aumento de entrevistadores do sexo feminino e mais novos que consideram esse traje o mais apropriado (60,7% e 60% respectivamente).
Para 91,7% dos recrutadores, as mulheres em busca de emprego devem usar maquiagem leve. Entre as duas outras opções, usar muita maquiagem ou nenhuma, a maior preferência é pela segunda opção (5,9%), contra 2,4% da primeira.
Sobre o corte de cabelo, a maioria dos entrevistadores prefere, ainda, o cabelo longo (64,6%). Entretanto, recrutadores do sexo feminino têm uma preferência menor por esse tipo de cabelo (58,7%), contra 67,6% dos entrevistadores homens.
Continua depois da publicidade