Pode um homem ser mais atraente aos olhos de uma mulher devido à tecnologia? Um novo estudo diz que sim. Mas antes de sair atualizando o modelo do seu celular, confira a avaliação publicada pela revista Nature.

Continua depois da publicidade

Pesquisadores da Universidade de Leicester (Inglaterra) dedicaram-se a avaliar as premissas de atração na pré-história. Há cerca de 10 mil anos, ferramentas básicas de agricultura ou mesmo machados feitos de pedra eram revolucionárias. E sim, as mulheres das cavernas eram mais atraídas pelos homens que utilizavam estas “novidades”.

– Foram estas mudanças históricas que permitiram que as populações se desenvolvessem – diz o professor Mark Jobling, um dos estudiosos de Leicester.

A partir de pesquisas sobre o desenvolvimento, Jobling e seus colegas chegaram ao ponto que nos interessa aqui. Eles traçaram a genética do cromossomo Y, que é passado de pai para filho. Publicado no jornal científico PLoS Biology, a pesquisa estou os homens agricultores que migraram do Crescente Fértil (região do Oriente Médio que abarca hoje Israel, Cisjordânia e Líbano) para toda a Europa.

Estes fazendeiros vindos do Leste, então, seduziam as mulheres locais ao longo do caminho e também na Europa.

Continua depois da publicidade

– Para nós, interpretamos que os homens que dominavam as ferramentas de agricultura tinham uma vantagem maior de reprodução com mulheres do que outros homens. Talvez sim, naquela época, era simplesmente mais sexy ser um fazendeiro – explicou via release à imprensa Patricia Balaresque, coordenadora da pesquisa.

Tecnologia pode, então, tornar um homem mais sexy?

– É uma maneira de interpretar isso, certamente – afirma o professor Peter Underhill da Stanford University. – Mas não necessariamente tenha a ver com o sex appeal do trabalho ou aparência física, e sim que o homem em questão tem a habilidade de prover uma família.