Uma mulher tomando banho de sol sem roupas de banho em Balneário Camboriú mobilizou a Polícia Militar no começo desta sexta-feira (22). Era por volta das 7h quando os agentes fizeram a abordagem na Praia Central, uma das áreas mais badaladas da cidade. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra ela na areia conversando com os PMs durante a abordagem (assista abaixo).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Balneário Camboriú e região por WhatsApp

A polícia informou que a mulher 36 anos é natural do Rio Grande do Sul e estava possivelmente sob efeito de drogas. O Samu foi chamado e a levou para atendimento médico no pronto-socorro. Ela não tem histórico criminal em Santa Catarina. De acordo com a PM, não foi lavrado um termo circunstanciado porque os agentes entenderam que a mulher não agiu com intenção de praticar um ato obsceno.

Vídeo mostra abordagem da Polícia Militar na Praia Central

Blumenau também registrou um caso semelhante, mas envolvendo um homem. Ele foi flagrado totalmente sem roupas correndo pela Rua Joinville, no bairro Vila Nova. Moradores da região chegaram a registrar o episódio inusitado em vídeos. Outros chamaram a Polícia Militar. Os agentes o encontraram em casa, em surto.

Na época, ele se trancou no banheiro para não ser atendido pelos socorristas e precisou ser amarrado na maca ao ser levado ao Hospital Santo Antônio. 

Continua depois da publicidade

É crime

Por mais inusitado que pareça, andar nu pelas ruas ou em praias pode configurar crime, previsto no artigo 233 do Código Penal Brasileiro, que trata de “praticar ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público”. Este artigo é o mesmo que trata sobre praticar sexo ao ar livre, como os casos registrados em Itajaí e Pomerode que estão destacados na galeria acima. De 2016 a junho de 2021, 89 processos enquadrados nesta categoria passaram por julgamento no Poder Judiciário de Santa Catarina.