Uma mulher sofreu um erro médico durante uma cirurgia e venceu o processo na Justiça de Santa Catarina após perder um ovário saudável. Durante um procedimento em Araranguá, na região Sul, a equipe médica retirou o órgão errado e sem consentimento da paciente. Ela deve receber R$ 15 mil de indenização do Estado e da administração do hospital.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

De acordo com os autos, a mulher tinha um cisto no ovário direito que precisava ser removido. No entanto, ovário esquerdo foi retirado na cirurgia feita em setembro de 2018. O órgão esquerdo estava normal, segundo os exames pré-operatórios.

Já o ovário do lado direito, motivo da paciente buscar o procedimento, não foi retirado e o cisto cresceu quase 50% no comparativo dos exames de abril e dezembro daquele ano.

O Estado negou que a retirada tenha ocorrido por engano e argumentou que um exame apontou a presença de cistos foliculares no órgão retirado. Porém, o perito ouvido no processo judicial apontou que nem todo cisto é maligno e nem sempre é preciso retirá-lo para evitar a morte.

Continua depois da publicidade

Mulher de SC é detida com 100 mil dólares presos na cintura no RS

“Além da retirada não autorizada de um ovário, a autora terá que ser submetida a um segundo procedimento cirúrgico para a retirada do ovário direito (que deveria ter sido extirpado no primeiro procedimento) e enquanto não o fizer sofrerá com dores (que motivaram a autora a procurar atendimento médico e, conforme o laudo, podem ser atribuídas ao cisto)”, escreveu o juiz Gustavo Santos Mottola na decisão da 2ª Vara Cível da comarca de Araranguá.

O Estado e a organização social que administra a unidade hospitalar foram condenados a indenizar a autora da ação por danos morais no valor de R$ 15 mil, acrescido de juros desde a cirurgia e correção monetária. Ainda cabe recurso contra a sentença.

Leia também

Mulher confessa ter matado marido e escondido corpo em freezer em SC

Deputada Ana Paula Lima, eleita por SC, é nomeada para grupo de transição do governo Lula

Evento reúne mulheres inspiradoras do Brasil em loja de grife em Curitiba