A mulher que morreu em frente ao Pronto-Atendimento Sul, em Joinville, foi sepultada nesta quinta-feira (25). Ela foi identificada como Claudete Fernandes da Silva, de 40 anos. O sepultamento ocorreu no Cemitério do bairro Rio Bonito, no distrito de Pirabeiraba.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Claudete foi encontrada morta na frente da UPA por funcionários da unidade de saúde. Ela estava sentada e um técnico de ambulância percebeu algo diferente, já que ela estava na mesma posição há muito tempo. Ele solicitou auxílio aos enfermeiros, que fizeram o atendimento e constataram que ela já estava sem sinais vitais. 

> Grávida com Covid-19 passa por parto de emergência e é entubada

O corpo foi encaminhado para o IML e, como foi verificado que era morte natural (não causada por violência), foi transferido para o Sistema de Verificação de Óbitos da Prefeitura de Joinville, que fica dentro do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. Segundo a Prefeitura de Joinville, as informações sobre o laudo que explica o que causou a morte de Claudete só serão repassadas à familiares. 

Continua depois da publicidade

> UPA Sul de Joinville vira “hospital de campanha” para pacientes com coronavírus

A mulher era conhecida na UPA Sul porque circulava naquela região com frequência. Segundo os funcionários informaram à prefeitura, algumas vezes ela buscou atendimento com “queixas aleatórias” de problemas de saúde. Como geralmente estava sob efeito de álcool nestes momentos, ela foi encaminhada para os serviços de apoio de saúde mental por meio do Programa Melhor Acolher. De acordo com a prefeitura, ela não aderiu ao tratamento contra o uso abusivo de álcool.

Na noite de terça-feira ela não fez a solicitação de atendimento aos profissionais da UPA Sul. Um homem que estava com Claudete antes do óbito ser constatado contou aos profissionais da unidade de saúde que ela afirmou estar com fome e que, por isso, ele saiu para comprar comida. Quando retornou, achou que a amiga estava dormindo.​