Uma mulher de 30 anos pegou no sono enquanto estava na sala de estar de sua casa, em Jaraguá do Sul, e foi acordada no susto com uma cobra subindo no pé durante a madrugada de segunda-feira (22). A serpente, uma falsa-coral de 20 centímetros, já estava dentro do sofá quando foi resgatada pelos bombeiros. 

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, que foi acionado para a ocorrência, a mesma cobra já havia visitado a moradora do bairro Estrada Nova há cerca de um mês, enquanto ela tomava banho. 

Na ocasião, no entanto, segundo o socorrista Leandro Batista, os bombeiros também estiveram no local, mas a serpente não foi encontrada. 

– Nós a orientamos a nos chamar novamente quando a coral fosse localizada. E foi o que aconteceu. Quando cheguei na casa, ela já estava dentro do sofá retrátil – relata. 

Continua depois da publicidade

A mulher estava acompanhada do marido na sala de casa, mas, apesar do susto, segundo Batista, a falsa-coral é inofensiva e não possui peçonha. Além disso, não mordeu a mulher. 

Após ser resgatada, a serpente foi encaminhada para a Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama), onde foi avaliada por biólogos e, posteriormente, devolvida à natureza. 

Veja fotos da cobra

Quando socorristas chegaram ao local, cobra já estava dentro do sofá
Quando socorristas chegaram ao local, cobra já estava dentro do sofá – (Foto: Corpo de Bombeiros Voluntário de Jaraguá do Sul)
Após o resgate, serpente foi encaminhada para a Fujama para avaliação
Após o resgate, serpente foi encaminhada para a Fujama para avaliação – (Foto: Corpo de Bombeiros Voluntário de Jaraguá do Sul)
Segundo bombeiro que fez o resgate, coral tinha cerca de 20 cm
Segundo bombeiro que fez o resgate, coral tinha cerca de 20 cm – (Foto: Corpo de Bombeiros Voluntário de Jaraguá do Sul)

O que fazer em caso de picada?

– Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. Segundo o biólogo Christian Lempek, da Fujama, o torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;

Continua depois da publicidade

– Não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;

– O local da picada deve ser lavado com água e sabão;

– A vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;

– É importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível), pois isso facilitará a escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

Onde ligar

– Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);

– Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;

– Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.

Continua depois da publicidade

– Moradores de Jaraguá do Sul podem ter atendimento na Fujama pelo telefone (47) 3273-8008, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Leia também:

Entenda as diferenças entre cobra-coral-verdadeira e falsa

Mais de 250 cobras já foram capturadas em Jaraguá do Sul em 2021

Cobra de jardim é venenosa? Conheça a espécie

Cobras venenosas em Santa Catarina; saiba mais e quais os cuidados