A Gerência Regional de Saúde aguarda o resultado do exame realizado numa mulher de 50 anos que morreu na UTI do Hospital São José, em Jaraguá do Sul, para saber se a causa da morte está relacionada com a gripe A (H1N1).

Continua depois da publicidade

A paciente, moradora de Corupá, morreu na noite de quarta-feira depois de ser internada em estado grave, apresentando problemas cardiorespiratórios. Segundo informações da gerente regional de Saúde, Marina Fernandes, a mulher procurou o Posto de Saúde da cidade com sintomas de gripe.

Devido a gravidade, ela foi levada para internação no Hospital São José com sintomas de cardiopatia grave. Ela não resistiu. Durante o atendimento foi feita a coleta de material mucoso da mulher para fazer os exames que possam confirmar a infecção pelo vírus H1N1.

O secretário municipal de Corupá Alceu Moretti, disse que não há confirmação se a mulher estava infectada pela gripe e que essa seria a causa da morte porque os resultados dos exames não ficaram prontos. O Hospital São José não repassou informações sobre a causa da morte.

A paciente foi enterrada nesta quinta-feira na cidade onde morava. Se for confirmada essa morte pela gripe, será o segundo caso registrado em Santa Catarina com vítima dessa doença.

Continua depois da publicidade

O único caso de óbito registrado no Estado foi de uma pessoa de São Bento do Sul. Em Jaraguá do Sul outras duas pessoas estão internadas com suspeitas de estarem infectadas pela gripe. A gerente de Saúde Marina Fernandes disse que uma menina de nove anos e uma mulher de 37 estão nas UTIs dos hospitais Jaraguá e São José com suspeitas de terem sido contaminados pelo vírus da gripe A (H1N1). O quadro delas é grave, porém considerado estável. A mulher está em coma induzido.