A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) confirmou a morte de uma mulher de 45 anos com meningite. A doença foi apenas uma das causas da morte, pois a paciente também estava com pneumonia, insuficiência renal e teve choque séptico. Ela faleceu na manhã desta quinta-feira (27), era moradora de Cocal do Sul e estava internada no Hospital São José em Criciúma.

Continua depois da publicidade

A Dive/SC ressalta que essa situação não foi causada pela bactéria Neisseria Meningitidis, responsável pela morte da menina de 12 anos neste mês em Imbituba e sim pela Streptococcus pneumoniae (pneumococo). Este subtipo não causa surtos, pois não é transmissível.

A Diretoria explica que o pneumococo faz parte da flora normal do corpo humano. No entanto, se a pessoa tem uma sinusite ou amigdalite, por exemplo, o estado de saúde dessa pessoa pode se complicar e levar a essa meningite. Um menino de seis anos também foi hospitalizado nesta semana no sul do Estado com esta bactéria. O quadro da criança é estável.

Segundo o Ministério da Saúde (MS) a bactéria Streptococcus pneumoniae, é a segunda maior causadora de meningite de origem bacteriana no Brasil. É mais frequente no sexo masculino e apresenta maior risco para idosos e portadores de doenças crônicas ou de doenças imunossupressoras.

A vacina está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). É a chamada pneumocócica 10-valente (conjugada) que protege contra todas as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae. O Calendário Nacional de Imunização prevê a aplicação em três doses: a primeira aos dois meses, a segunda aos quatro meses e o reforço com um ano de idade.

Continua depois da publicidade

Meningite

Meningite é uma infecção que se instala principalmente quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Elas podem ser bacterianas ou virais e raramente podem ser provocadas por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.

Sintomas

Meningites virais: nas meningites virais, o quadro é mais leve. Os sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados.

Meningites bacterianas: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Nos bebês, a moleira fica elevada.

Prevenção

Evitar aglomeração;

Manter locais arejados, ventilados e sempre que possível ensolarados;

Manter higiene pessoal e de utensílios;

Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia;

Ao visitar bebês, lavar as mãos e usar álcool 70%;

Não visitar bebês se estiver resfriado ou com febre;

Manter a caderneta de vacinação em dia.