Regiane Serqueira, 38 anos, moradora do Rio Vermelho, no Norte da Ilha, seguia para o Centro de Florianópolis quando se envolveu em um acidente na SC-401. Uma Montana com placas de Curitiba e um Tiguan com placas de Florianópolis colidiram, e a motocicleta conduzida por Regiane bateu em um dos veículos. Ela caiu no acostamento e ficou ferida. O acidente ocorreu por volta de 8h. Mas o atendimento médico só chegou uma hora e meia depois.
Continua depois da publicidade
Os motoristas das caminhonetes envolvidas acionaram o Samu e o Corpo de Bombeiros logo após a colisão. Uma viatura da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil que passava pela rodovia parou e prestou os primeiros socorros. Vinte minutos depois, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) chegou ao local e liberou o fluxo do trânsito. Mas, diante da demora na chegada dos socorristas, os policiais precisaram atender Regiane, que ficou deitada no asfalto.
Acidente deixa uma mulher ferida na manhã desta quarta-feira na SC-401
No entanto, momentos depois, uma hora e meia após o acidente, uma viatura do Corpo de Bombeiros de Canasvieiras chegou e levou a motociclista para o atendimento médico. O marido de Regiane, Vanderlei Inácio, relatou que a esposa sentia dores nas costas e nas pernas, além de ter machucado a mão.
Continua depois da publicidade
Os policiais da PMRv evitaram levar a condutora ao hospital anteriormente por conta do risco de alguma possível lesão na coluna.Antes de ser colocada na ambulância, Regiane agradeceu aos policiais pelo atendimento e prometeu uma visita ao posto da PMRv na SC-401 depois que estiver melhor.
Contraponto
Procurado, o Samu enviou uma nota por e-mail no fim da tarde. Confira o texto na íntegra:
“Informamos que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu hoje, 27/04/2016, das 7h às 9h, 20 ligações (incluindo orientações), sendo sete atendimentos com envio de Unidade de Suporte Básico (USB) e um atendimento com envio de Unidade de Suporte Avançado (USA), e, no momento da solicitação à vítima de colisão carro x moto na SC-401, todas as viaturas do Samu estavam empenhadas em outros atendimentos, por isso foi solicitado apoio ao Corpo de Bombeiros, prática comum entre as Corporações.”
O tenente Wilson Ribeiro, oficial do dia do Corpo de Bombeiros, afirma que o chamado para a corporação somente chegou às 9h14min. O tenente-coronel Hilton confirmou a informação: o chamado repassado pelo Samu neste horário, a ambulância acionada às 9h16min e chegou no local às 9h29min.
Continua depois da publicidade
— Em teoria, se fôssemos acionados direto pelo 193 no momento do acidente, levaríamos o mesmo tempo para chegar ao local — disse o oficial.