Um bebê nasceu às margens da BR-116, em Mafra, no Planalto Norte de Santa Catarina, na madrugada desta terça-feira (29). A mãe e o pai da criança estavam viajando em um ônibus com destino ao Rio Grande do Sul quando a mulher entrou em trabalho de parto. Por volta das 4h30, o ônibus parou no km 0,9 para pedir ajuda.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
— Quando chegamos, ela estava nos fundos do ônibus. A bolsa já havia estourado e ela fazia sinal de que estava sentindo muita dor — contou Diego Guarnieri, que integra a equipe de atendimento pré-hospitalar da concessionária Arteris Litoral Sul, que administra a rodovia federal.
A gestante, Veronique Joseph, de 35 anos, havia partido de São Paulo. Ela é haitiana e, por isso, não conseguia se comunicar com os socorristas porque não sabe falar português, e eles não tinham conhecimento de francês. O homem que a acompanhava — e que os socorristas acreditam ser o marido dela e pai da criança — também não conseguia se comunicar com eles por causa do idioma.
— Nós a tiramos do ônibus e a levamos para a ambulância. Levo 10, 15 minutos no máximo, para o bebê nascer. Foi emocionante — recorda Diego, que viveu essa experiência pela primeira vez como socorrista.
Continua depois da publicidade
O menino nasceu com 3,3 quilos e mãe e filho foram encaminhados para a Maternidade Catarina Kuss, em Mafra. Esse foi o 14º parto atendido por equipes da concessionária desde 2009, e apenas o primeiro do ano de 2020.