Cinco eleitores foram presos por crime eleitoral em Santa Catarina até as 16h deste domingo (15). em um dos casos, uma mulher foi presa em flagrante em Palhoça, na Grande Florianópolis. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de SC (TRE-SC), ela estava fazendo panfletagem com material de propaganda de um candidato a vereador próximo ao local de votação, o que é considerado crime eleitoral.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições municipais 2020
> Eleições 2020: data, prazos e regras do calendário eleitoral
Outras 26 ocorrências também foram registradas em Santa Catarina até o balanço divulgado às 16h, com cinco eleitores presos.
Além da mulher detida em Palhoça, um homem foi preso em Morro da Fumaça, por coação de eleitores e agressão a policiais militares. Em São Francisco do Sul, três eleitores foram presos por boca de urna.
Continua depois da publicidade
Três casos estão relacionados a candidatos, mas nenhum deles com registro de prisão. Em um deles, um concorrente a vereador em São Bento do Sul, no Norte do Estado, foi visto arremessando material de campanha próximo de uma seção eleitoral. O segundo caso foi o de um candidato que fez propaganda em frente a uma seção eleitoral em Canoinhas, no Planalto Norte.
O terceiro registro foi em Abelardo Luz, no Oeste, onde um candidato a vereador estava atrapalhando a votação em seção eleitoral e distribuindo santinhos.
Entre os casos envolvendo eleitores, o TRE-SC destacou uma ocorrência em Piratuba, no Meio Oeste de SC, onde houve um tumulto generalizado durante uma reunião partidária. Três pessoas armadas fizeram disparos e fugiram do local. A desavença resultou em um homicídio.
Os dados foram informados em coletiva de imprensa organizada pela Justiça Eleitoral às 16h deste domingo.
Continua depois da publicidade
Urnas substituidas
Até o balanço das 16h, 126 urnas eletrônicas foram substituídas por equipamentos de contingência. isso representa 0,96% do total de equipamentos utilizados no Estado. No total, houve 215 ocorrências relacionadas às urnas, mas nos outros casos houve medidas como troca de bobina de papel, tomada ou reinicialização. Segundo o TRE-SC, após a substituição das urnas, a votação prosseguiu normalmente.
Leia mais:
> Veja a lista de candidatos da sua cidade