Uma mulher foi picada por um escorpião marrom (Tityus bahiensis) em Capinzal, no Meio-Oeste de Santa Catarina. O fato ocorreu na manhã da última segunda-feira (23), no bairro São Cristóvão.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A guarnição do Corpo de Bombeiros Militar da cidade, que foi chamada para atendê-la, não passou detalhes de onde a vítima encontrou o animal, apenas informou que ela sentia dor e apresentava um edema no local da picada.

Os escorpiões mais perigosos do Brasil que são encontrados em SC

A mulher recebeu os primeiros atendimentos por parte dos socorristas e foi encaminhada ao Hospital Nossa Senhora das Dores, de Capinzal.

Continua depois da publicidade

Acidentes são mais comuns com o calor

Animais predominantes em zonas tropicais e subtropicais, os escorpiões são mais presentes no verão, devido ao aumento da temperatura e da umidade. Segundo o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), as espécies encontradas em Santa Catarina são o escorpião-amarelo (mais perigoso) e o escorpião marrom/preto (mais comum no estado).

O escorpião marrom é facilmente encontrado em locais com acúmulo de lixo, galerias de esgoto e de cemitérios, onde encontram suas presas (baratas, aranhas cupins), de acordo com a CIATox. Por isso, manter os ambientes sempre limpos e livres de entulhos é uma forma de prevenir a ocorrência desses animais.

Em 2023, o CIATox atendeu 5.823 casos de acidentes por animais peçonhentos e venenosos, no estado, sendo que 5,7% dos casos (333) envolveu escorpiões marrons e amarelos.

Em caso de acidentes com qualquer uma dessas espécies, a recomendação é lavar o local com água e sabão e buscar ajuda médica. O Ministério da Saúde disponibiliza a lista de hospitais que são referência para atendimento em casos de acidentes com animais peçonhentos, em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Obras na avenida Atílio Fontana causam lentidão no trânsito em Chapecó

Homem é morto após discussão em bar no Extremo-Oeste de SC

J