O nascimento de um bebê foi cheio de aventuras em Florianópolis neste sábado (23). A região da Costa da Lagoa, onde Jaqueline Brun Muller mora com sua família, é acessada somente por meio de trilha ou barco. Quando ela entrou em trabalho de parto, começou a fazer o caminho a pé na tentativa de chegar ao hospital. Porém, assim que as contrações avisaram que o bebê logo chegaria, ela procurou ajuda de um vizinho para dar à luz. O Arcanjo-01, helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar, também foi acionado.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Jaqueline sabia que o parto poderia ser rápido, a exemplo dos anteriores que realizou para a chegada dos filhos de 3, 4, 6 e 10 anos. Quando a bolsa estourou, ela, o marido e os dois filhos mais novos começaram a fazer a trilha a caminho do hospital. Contudo, as contrações ficaram mais ritmadas e foi preciso pedir ajuda.
— Descemos a trilha para chegar ao hospital, ligamos para a parteira e para o Samu, que chamou o heicóptero [Arcanjo-01, helicóptero do CBM-SC]. As contrações começaram de um minuto em um minuto e deu tempo de chegar no vizinho, que cedeu a casa. Foi muito emocionante — descreve Jaqueline.
Maurício, nome dado em homenagem ao avô, nasceu às 17h17. A equipe dos Bombeiros chegou em seguida e realizou os primeiros atendimentos para assegurar o bem-estar da mãe e da criança, que nasceu saudável.
Continua depois da publicidade
Veja fotos
De acordo com o tenente Jefferson Machado, que comandou a ocorrência com o Arcanjo-01, o local é de difícil acesso. Por isso foi necessário pousar o helicóptero em uma praia, em um ponto próximo do local em que a família estava, e chegar até a mulher com um barco.
— Orientamos um morador a colocar um lençol branco para demarcar o local de pouso, na praia, ele já esperava com uma batera, um barquinho, que nos levou a casa em que a mãe estava. Quando chegamos, o bebê já tinha nascido, só que eles ainda necessitavam de atendimento. A equipe verificou a questão do cordão umbilical e realizou os primeiros atendimentos — conta Machado.
Assista ao vídeo dos Bombeiros
Após assegurarem que mãe e criança estavam bem, a equipe deixou o local. Mais tarde, uma ambulância buscou a família em um dos pontos do bairro e os encaminhou para o hospital para acompanhamento pediátrico. Ambos estão no Hospital Universitário, seguindo o protocolo de atendimento.
Leia também
Cachorro soterrado até o pescoço no Vale do Itajaí é resgatado: “Só tinha focinho e olhos de fora”
Continua depois da publicidade
Conheça os três sinais de que o trabalho de parto se aproxima
Golfinho ameaçado de extinção é salvo de rede de pesca em São Francisco do Sul