Os dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgados nesta quinta-feira (19) dentro do Painel CNT de Consultas Dinâmicas dos Acidentes Rodoviários, mostram que, ao longo do ano passado, foram registrados 8.494 acidentes nas BRs catarinenses, sendo que desse total 6.731 tiveram vítimas (sem feridos ou óbitos). A pesquisa revela que a cada dez acidentes, oito tiveram pelo menos uma pessoa ferida ou morta. Nesse estudo, Santa Catarina aparece como o Estado líder no registro de colisões.
Continua depois da publicidade
Para o especialista em trânsito, Fábio Campos, os acidentes de trânsito possuem consequências gravíssimas, ainda mais quando há o envolvimento de vítimas. Atualmente trabalhando na formação de motoristas profissionais, Campos pondera que uma das preocupações de hoje é a capacidade e habilidade dos motoristas em lidar com veículos cada vez mais tecnológicos.
— Me preocupa se esses motoristas estão em condições ou com habilidade suficiente para trabalhar, se estão capacitados para manusear esse equipamento embarcado que é sempre tão perigoso, porque é muito pesado. A gente percebe quando pega as estradas, a BR-101, por exemplo, veículos grandes em alta velocidade e, inclusive, alguns ainda usam telefone celular. A gente percebe que muitos motoristas vão além da confiança — explica.
Confira a entrevista na íntegra:
Continua depois da publicidade