A paixão por vinhos fez com que sócios jovens dessem início à loja especializada na venda da bebida, na rodovia SC- 401, em Florianópolis. Foi então que numa área de 730 metros quadrados, a equipe do EA+ Studio, coordenada pelos arquitetos Darley Voltolini e Ronaldo Martins, criou um espaço que vai além da comercialização de vinhos.
Continua depois da publicidade
O projeto comercial abrange três pavimentos – térreo, subsolo e mais uma adega especial, localizada no porão, para armazenar produtos diferenciados. Neste local, destaque para a preservação de uma grande pedra que já existia no terreno e do piso de chão batido, que deram um ar de taverna. Tendo como base a arquitetura existente, o projeto começou com uma reforma para a modificação de paredes internas e também se mexeu na fachada do imóvel.
– O desejo dos clientes era por um ambiente onde pudessem sentir a atmosfera dos locais de produção de vinhos. Por isso, além de toda a área ser basicamente de exposição dos produtos, existe ainda um espaço onde o cliente pode fazer a degustação – explica Ronaldo.
Quando necessário, uma cozinha gourmet, no subsolo, pode ser utilizada para servir frios e/ ou pratos preparados no próprio local. Anexos à ela, mesas e bancos de madeira servem de apoio em confraternizações de pequenos grupos.

A fachada convida o cliente a conhecer a loja. Os arquitetos criaram um pórtico que sobressai à estrutura existente, feito de PLACAS CIMENTÍCIAS com revestimento interno em madeira. Tijolos maciços e a grande porta pivotante complementam a entrada
Continua depois da publicidade
Foto Ricardo Wolffenbüttel

No porão fica uma adega especial para armazenar produtos diferenciados. UMA GRANDE PEDRA EXISTENTE NA TOPOGRAFIA LOCAL e o piso de chão batido foram mantidos
Fotos Ricardo Wolffenbüttel

TOQUES SINGULARES
Segundo os arquitetos responsáveis pela obra, a loja tem uma linguagem contemporânea, sem esquecer da simplicidade característica do local.
– Investimos em soluções simples com a utilização de texturas. As paredes têm revestimentos de tijolos maciços, taipa de pedra, pintura em tons escuros e o piso recebeu cimento queimado – exemplificam.
Os tons predominantes são escuros (cinza e preto), para criar a atmosfera de uma cave de vinho. O projeto luminotécnico teve a ajuda do cenógrafo Dário Aguiar, pois os cenários foram importantes no desenvolvimento das áreas. Além da solução criativa com caixas de papelão num dos ambientes, apostou- se na iluminação focal em pontos de exposição de produtos. Os tons grafite do teto também ajudaram a escurecer os cenários.
Continua depois da publicidade
No geral, o layout da loja fsoi estudado com elementos soltos, nada feito sob medida, para ser uma obra rápida e com tolerância para absorver as imperfeições.
.

No subsolo concentra- se a área da degustação com BANCADA GOURMET EM CONCRETO E MADEIRA. O ambiente abriga ainda uma cozinha para servir frios e outros pratos. A escada leva ao porão com adega especial
OS PROFISSIONAIS
EA+Studio
Arquitetos Darley Voltolini e Ronaldo Martins
(48) 3223-9049
??