Todas as alterações sugeridas no loteamento Harmonia pelo Ministério Público a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária foram finalmente atendidas. A Defesa Civil de Jaraguá do Sul vistoriou o conjunto habitacional, localizado no bairro Três Rios do Norte, na manhã de quarta-feira e emitiu um laudo liberando as 71 moradias. O documento foi assinado pelo geólogo, Normando Zitta.

Continua depois da publicidade

As solicitações da Justiça ocorreram em 2011, quando a Promotoria do Meio Ambiente de Jaraguá do Sul recomendou à Prefeitura a suspensão da construção das casas. Entre as mudanças estavam uma nova execução da terraplanagem, verificação nos cálculos estruturais dos imóveis, dimensionamento das tubulações de drenagem pluvial e a plantação de gramado. O imóvel começou a ser construído em 2007 através de uma parceria entre Prefeitura e Companhia de Habitação de Santa Catarina (Cohab-SC).

O secretário municipal de Habitação, Antônio Marcos da Silva, o Déga, explica que as melhorias foram feitas ao longo do ano passado e finalizadas esse ano.

– Agora, falta apenas o asfalto, que já está em processo de licitação. Esperamos que no segundo semestre o loteamento seja entregue – prevê.

Continua depois da publicidade

As famílias que receberão as chaves do Harmonia já foram selecionadas e aguardam o sorteio das casas, fato que deve ocorrer depois do asfaltamento.

O secretário informa que existem pelo menos 1,5 mil famílias com salários de R$ 1,6 mil na fila de espera da Secretaria de Habitação. Por isso, Déga articula junto ao governo do estado, mais parcerias para o município.

– Na semana que vem o presidente da Cohab-SC, Ronério Heiderscheidt, estará em Jaraguá e faremos visitas em locais que poderão receber novas moradias populares – avisa.

Continua depois da publicidade

Um dos locais a serem visitados, segundo o secretário, é uma área de 50 mil metros quadrados ao lado do loteamento Harmonia. Porém, o local ainda será analisado, pois precisa passar por um estudo aprofundado do solo.