Desde sábado, os motoristas que passam pelo Centro de Florianópolisprecisam ficar atentos as alterações realizadas no trânsito das ruas Luis Delfino, Dom Joaquim e Avenida Trompowsky. Segundo a Prefeitura, o objetivo é desafogar as vias de grande fluxo na cidade, porém as mudanças dividem opiniões entre moradores e motoristas que passam frequentemente pelo local. A Guarda Municipal está prestando auxílio aos motoristas, que ainda se confundem com a mudança de mão das vias.
É unanimidade entre as pessoas ouvidas pelas reportagem é que o trânsito piorou na Bocaiúva, com mais veículos vindo da Trompowsky, que passou a ter sentido único. O taxista Sérgio Iran dos Santos passa diariamente pela região, e disse que está demorando mais para fazer o trecho da Bocaiúva, além de ser forçado a ir reto:
– Tá mais congestionado. Mas tirando isso acho que ficou melhor as mudanças nas outras ruas – disse.
Continua depois da publicidade
Já um morador da Trompowsky há 40 anos, que não quis se identificar, acha que a mudança foi positiva, porém precisa ser melhor sinalizado até que o motoristas se acostumem. Ele conta ter presenciado da janela de casa muitos acidentes no cruzamento da rua com a Dom Joaquim, o que não deve mais acontecer:
– Toda semana era acidente entre os carros que subiam a rua com os que queriam descer, vindos da Dom Joaquim. Complicou lá embaixo(Bocaiúva), mas acho que melhorou no geral – declarou.
Samuel Ramos, zelador de um condomínio na avenida Trompowsky concorda que o cruzamento era perigoso, mas acredita que precisa de mais tempo para dar opinião: _ Só o tempo mesmo para as pessoas se acostumarem e ver se melhorou. Por enquanto é muito cedo – avaliou.
Continua depois da publicidade
Prefeitura faz pequenos reajustes
O diretor de operações da Secretaria Municipal de Segurança e Gestão de Trânsito (diretoria foi remanejada do Ipuf na reforma administrativa), Leandro Marques, explica que esta foi a primeira etapa de várias mudanças que serão implementadas.
– Toda mudança gera desconforto, é natural mas a avaliação que fazemos destes primeiros dias é muito positiva. Estamos todos os dias no local, principalmente no horário de pico, das 18 horas, e vemos que um dos problemas da Bocaiúva são as escolas ali, que muitos motoristas param em fila dupla. O fluxo de carros que subia a Trompowsky era muito pequeno, e também já ajustamos os tempos dos semáforos para fluir melhor – disse.
Leandro explica que com as avaliações pequenos ajustes ainda estão sendo feitos, como a nova mudança realizada na noite de quarta-feira, quando as conversões à direita na avenida Trompowsky para quem vem da rua Dom Joaquim voltaram a ser permitidas. Ele ainda destaca que a Guarda Municipal também está permanecendo no local para prestar orientações aos motoristas e minimizar os impactos.
Continua depois da publicidade
O morador do trecho da Trompowsky que voltou a ter dois sentidos, Telmo Rangel, está se acostumando com as mudanças, mas achou bom que naquela parte voltou ao normal:
– Acho que perceberam que não tinha mais opções para fazer o retorno, então resolveram mudar de novo, achei melhor, tinha bastante gente errando e entrando na contramão – contou.
Mais mudanças nós próximos dias
Nós próximos 15 dias mais alterações devem acontecem no trânsito, desta vez no bairro Agronômica, nos arredores do supermercado Angeloni. A rua Dr. Carlos Correa vai passar a ter mão única em sentido à rua Delminda da Silveira, e a rua Antõnio Carlos Ferreira vai passar a ter mão única a partir da Rua Delminda Silveira até a Beira-Mar. A rua São João Batista, que conecta as duas ruas anteriores vai ter seu sentido invertido.