A prefeitura de Florianópolis decidiu adiar em uma semana as mudanças de trânsito previstas para a região do bairro Agronômica. O anúncio inicial era de alterar o sentido em três ruas a partir deste sábado (30). Alegando questões operacionais, a Diretoria de Operações da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano (Diope) informou, na tarde desta sexta-feira (29), que as novidades serão implantadas somente a partir do sábado seguinte, dia 7 de dezembro.

Continua depois da publicidade

A Rua Doutor Carlos Corrêa (ao lado do supermercado Angeloni) passará a funcionar em sentido único em direção à Avenida Beira-Mar Norte. A rua Antônio Carlos Ferreira vai funcionar no sentido oposto, rumo à Rua Delminda Silveira. Entre elas, a Rua São João Batista passa a ter mão inglesa, para facilitar o deslocamento transversal.

O diretor da Diope, Fabrício Justino, diz que a mudança se deve ao grande fluxo no bairro e está embasada em estudos de engenheiros, provocados por sugestões de usuários e moradores.

— Foi feito um estudo técnico, e uma das formas de melhorar a circulação é inverter esse binário — explica Justino.

Justino acrescenta que, na esquina da Antônio Carlos Ferreira com a Delminda Silveira, a conversão à esquerda será proibida.

Continua depois da publicidade

Binário na Lauro Linhares e Delminda Silveira

Essas mudanças têm relação com uma alteração maior que a prefeitura vai testar em 2020: a adoção de sentido único nas ruas Lauro Linhares e Delminda Silveira, que teriam duas pistas no sentido centro, formando um binário com a marginal da Beira-Mar, no sentido UFSC. É o mesmo que já ocorre na Ruy Barbosa, Frei Caneca e Bocaiúva.

— A ideia é fazer esses testes a partir de janeiro — afirma Justino.

Confira a entrevista em que Fabrício Justino explica as mudanças (feita antes do adiamento):