Craque e principal jogador da França, Kylian Mbappé pediu dispensa da seleção para se recuperar de lesão, mas atuou no final de semana como titular do Real Madrid. A decisão gerou uma série de críticas e questionamentos em um momento no qual atletas europeus reclamam do excesso de jogos no calendário. 

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Evitar atuar nas chamadas Data Fifa se torna alternativa para alguns jogadores tentar reduzir o número de jogos, viagens, com isso, e evitar lesões. Além de Mbappé, Lukaku e De Bruyne também pediram para ficar de fora das convocações da Bélgica. Já o goleiro alemão Bernd Leno, do Fulham, pediu dispensa por não ter garantia de que iria atuar. 

A verdade é que o futebol europeu passou a enfrentar um problema que já era comum no Brasil: o excesso de jogos por temporada. O aumento se dá por diversos motivos, a começar pela mudança na fórmula da Liga dos Campeões. A competição agora conta com oito jogos na fase inicial, contra seis na tradicional. Somado a isso, ainda há um playoff de ida e volta para os times que não se classificarem diretamente para as oitavas.

Continua depois da publicidade

Também há mudanças no formato do Mundial de Clubes, ampliado para 32 equipes, e a própria Liga das Nações – competição que claramente ainda não caiu no gosto dos atletas. Tudo isso faz com que um jogador de elite tenha de 60 a 70 partidas por temporada. 

Destaque do Manchester City e craque da última Eurocopa, o volante Rodri chegou a ameaçar uma greve dos atletas. Por coincidência, ele sofreu recentemente uma grave lesão no ligamento do joelho direito e vai ficar sem atuar por pelo menos seis meses. 

Segundo estudo do FIFPro, sindicato dos jogadores de futebol, já é considerado “carga excessiva” para um jogador que atue mais do que 55 jogos por ano. O grupo apresentou queixa por causa dos calendários.

– O calendário internacional de jogos está atualmente saturado e é insustentável para as Ligas nacionais e para a saúde dos jogadores. As decisões adoptadas pela FIFA favoreceram as suas próprias competições e interesses comerciais – expressou o comunicado conjunto das Ligas Europeias e FIFPro.

Continua depois da publicidade

Em entrevista coletiva, o técnico da França, Didier Deschamps, disse que a decisão partiu dele. E explicou que a dispensa de Mbappé se justifica para o atleta se recuperar melhor fisicamente.  

– Eu tomei a decisão com os elementos que tinha. É verdade, ele jogou a partida do fim de semana, não inteiro, sem estar 100%. Está bem para o jogador e para a seleção francesa? Acho que não – afirma. 

Mas nem todo mundo teve discurso tão brando. O jornal esportivo L’Equipe estampou a manchete “Troublant, no (perturbador, não)” após o jogador ser titular contra o Villarreal. Já o ex-lateral Patrice Evra foi além: disse que a federação francesa precisa manter boa relação com o presidente do Real Madrid, Florentino Perez.

– Foram vocês (imprensa) que criaram essa lenda em torno de Mbappé. Com todo o respeito que tenho por ele, ainda não atingiu o nível de Benzema – compara Evra com o atual jogador do Al Ittihad.

Continua depois da publicidade

Aos 25 anos, Mbappé costuma sofrer de superexposição na mídia. É sobre os ombros dele que recaem as principais cobranças na seleção, no qual é o capitão e já é o terceiro maior artilheiro com a camisa dos Blues, com 48 gols. Ele só não marcou mais do que Henry (51) e Giroud (57).

E também há um grupo dos atletas que pediram aposentadoria das seleções. São nomes de peso como Olivier Giroud e Antoine Griezmann, na França, Ángel Di María, na Argentina, Luis Suárez, no Uruguai, Manuel Neuer, Ilkay Gündogan e Thomas Muller, na Alemanha, entre outros. 

Tudo isso faz com que reduzir o número de jogos seja uma tentativa de maior descanso para os atletas. E fugir das Datas Fifa se torna alternativa. 

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Continua depois da publicidade