Quem passou pela Avenida Beira-Rio ao longo desta terça-feira se deparou com mudanças feitas pela equipe da Guarda de Trânsito. Duas barreiras feitas com cones e fitas foram montadas entre as faixas da avenida no trecho próximo ao Castelinho da Rua XV, na saída da Ponte Adolfo Konder. A intervenção impediu que motoristas que vinham do bairro Ponta Aguda pela ponte acessassem a Rua XV de Novembro pela Rua Professor José Ferreira da Silva. Com isso, eles precisaram seguir até a prefeitura e fazer o contorno pelas ruas São Paulo e Amadeu da Luz.
Continua depois da publicidade
:: Leia mais notícias de Blumenau e região em santa.com.br
A ação faz parte do planejamento que tenta minimizar os congestionamentos na região central durante o período da 33ª Oktoberfest. De acordo com a Guarda de Trânsito, a intenção é evitar que os carros precisem cruzar as duas faixas e, assim, aumentar a capacidade de fluxo. Ao longo do dia foram registradas filas na região da Beira-Rio e na Ponta Aguda. No horário de pico, no entanto, por volta das 18h, com ações como a liberação do corredor de ônibus e a presença de guardas, o trecho apresentava lentidão, mas com fluidez.
Reclamações entre motoristas
Ainda assim a demora para transitar naquela região causou reclamações entre motoristas. Carmem Castro levou mais de 20 minutos para cruzar o trecho entre a Rua Itajaí e a Beira-Rio, mais do que costuma levar nos outros dias. Marco Aurélio Ramos conseguiu escapar do trânsito na Rua Itajaí, que tinha congestionamento a partir do Complexo do Sesi, para vir da região do Vorstadt, mas precisou enfrentar fila para cruzar a Ponte Adolfo Konder.
Continua depois da publicidade
O motociclista Davi de Oliveira viu com desconfiança a estratégia das fitas isolando as faixas:
– Acho que acaba confundindo quem passa por ali – analisa.
O presidente do Seterb, Carlos Lange, explica que a ação ocorre porque os motoristas que saem da ponte em direção à Rua José Ferreira da Silva para acessar a Rua XV acabam causando um bloqueio na Beira-Rio.
:: Trânsito tem alteração na Beira-Rio em Blumenau até o fim da Oktoberfest
Na avaliação dele, a intervenção, que é vista como paliativa e foi estudada por técnicos da Secretaria de Planejamento, deu resultados ao garantir o fluxo de veículos no horário de pico.
– Melhorou a trafegabilidade. Ainda que em velocidade lenta, os carros não ficavam parados – defende.
Ele afirma que a continuidade da ação durante os dias de Oktober será estudada dia a dia por Seterb e Seplan. A adoção dessa estratégia em carater definitivo também deverá ser avaliada.
Continua depois da publicidade
Sobre uma eventual falha no aviso antecipado dessa ação aos motoristas, que principalmente na parte da manhã estranharam as alterações, causando filas na região da República Argentina, Lange argumenta que a mudança foi comunicada pelos canais do Seterb, como o sistema AlertaBlu, que agora também divulga informações sobre o trânsito no município.