O leitor do Hora de Santa Catarina Marciel Marcelino reclama que a mudança de sentido duplo para único transformou um uma via da Praia Comprida, em São José, em uma verdadeira pista de corrida. Segundo o comerciante, a Rua Luiz Fagundes, principal acesso ao trevo de Forquilhinhas sempre foi mão dupla. No entanto, devido a uma obra da Casan, virou mão única, em direção a Forquilhinhas. Já a do Hospital Regional só desce, em direção à Beira mar de São José.

Continua depois da publicidade

— Nós, os comerciantes, fomos e estamos sendo prejudicados com a mudança, pois virou passagem e pista de corrida. Os motoristas de ônibus, caminhões, motos, carros vêm em alta velocidade, não respeitando o limite de 40km/h. Isso que foi posto em pauta a lombada nessa rua, sendo que o secretário disse que não há necessidade.

Segundo o seu Marcelino, está mais perigoso atravessar nas faixas, pois os carros vêm em alta velocidade. Outro problema é que motoristas desavisados acabam trafegando na contramão, sem saber que o sentido mudou. No começo do ano, um condutor desgovernador bateu o carro na mureta de uma pastelaria. Ele diz que caso não colidisse no obstáculo, poderia ter acontecido uma tragédia.

— Além disso, no entroncamento no final da rua, os mais espertinhos tentam furar a fila e jogam o carro, ônibus caminhão em cima dos demais. Isso porque a pista de duas pistas passa pra uma pista antes do trevo. Os comerciantes e moradores já foram mais de duas vezes na prefeita a fim de obter uma resposta. Ela nos recebeu mas não fez nada. Será que terá que ter uma tragédia para que possam dar uma olhada melhor nessa rua? — questiona o morador.

Continua depois da publicidade

O que diz a prefeitura de São José

Existe a previsão de instalação de redutores de velocidade no binário entre as ruas Luiz Fagundes e João Amaral Rios, de acordo com o Município. Também estão sendo providenciadas medidas para evitar a infração de furo de fila.

Conforme a prefeitura, estão sendo finalizados os projetos de instalação de redutores de velocidade. Serão dois na Luiz Fagundes e um redutor na João Amaral Rios.

Na Rua Luiz Fagundes, os redutores estão previstos antes da esquina com a Rua Gentil Sandin e após a esquina com a Rua Nicolau Diconsilli. Já na Rua João Amaral Rios o redutor seria antes da esquina com a Rua Neri Schimidt.

Continua depois da publicidade

Em relação ao problema de “furos de fila” na esquina com a Rua João Cândido da Rosa, a prefeitura explica que o projeto de extensão do eixo contínuo e tachões está em andamento. Além disso, garante, a Guarda Municipal de São José está realizando fiscalização constantemente no local para autuar os condutores que praticam a infração.