O professor do Departamento de Zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), em Chapecó, Dilmar Baretta, assume como novo reitor da Udesc a partir do dia 12 de abril de 2020. Eleito em votação ocorrida na quarta-feira (17), ele tem como meta colocar a instituição entre as melhores universidades estaduais do país.
Continua depois da publicidade
– Santa Catarina ganha muito com isso porque o desenvolvimento passa pela Udesc, que tem um papel importante neste contexto – lembra o reitor eleito, em entrevista a Mário Motta no Notícia na Manhã desta sexta-feira, recordando que a Udesc apareceu pela primeira vez em um ranking internacional das melhores universidades, divulgado em setembro deste ano.
Ouça a entrevista:
Nascido em Ouro Verde (pequena cidade no Oeste catarinense) e filho de pequenos agricultores, Baretta será o primeiro a ocupar o cargo máximo da Udesc que não é do campus Florianópolis ou Joinville. Um desafio encaminhado para a gestão, que vai até 2024, é aproximar ainda mais a instituição de ensino superior da sociedade catarinense.
Segundo Baretta, o caminho será "mudança com responsabilidade". O período até assumir o cargo passa pela escolha da nova equipe. O professor alega que os nomes serão escolhidos pela competência em sua área de atuação, e não por questão política. Além disso, a melhoria na excelência também passa por buscar convênios internacionais.
Continua depois da publicidade
O novo reitor disse que conversou com Valdir Colatto (MDB-SC), chefe do Serviço Florestal Brasileiro, e recebeu a proposta para que a Udesc seja protagonista de um plano nacional de conservação e valorização de serviços ambientais. A Universidade de Coimbra, em Portugal, e uma instituição francesa também participariam do projeto.
O professor enfatiza um bom diálogo com o governador Carlos Moisés da Silva (PSL-SC) e com deputados para possibilitar seu desejo em ampliar a relevância da Udesc. Sobre o contingenciamento que causou dificuldades para as instituições públicas federais, Baretta acredita que o corte substancial de recursos não chegará na universidade estadual.
– Não acredito (em contingenciamento) porque Santa Catarina vem melhorando de maneira geral e devemos ter uma boa perspectiva nos próximos anos. Não acredito que a universidade, que cresceu muito nos últimos anos, sofra com isso – declarou o novo reitor.
Dilmar Baretta foi eleito com 55,28% dos votos válidos de professores, técnicos e estudantes da Udesc. Apesar das duas chapas terem entrado com pedidos de impugnação da outra candidatura, o vencedor falou que já teve contato com seu concorrente, Emerson César de Campos, que o parabenizou e agradeceu pelo respeito mútuo durante a disputa.
Continua depois da publicidade