Cerca de 60 famílias integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) invadiram uma fazenda de cerca de 400 hectares no interior de Água Doce, no Meio-Oeste de Santa Catarina, na madrugada deste sábado.
Continua depois da publicidade
Segundo a Polícia Militar (PM), que concluiu o levantamento no local nesta manhã, a ocupação das terras, na localidade de Vista Alegre, é pacífica.
O proprietário das terras invadidas, Benjamin Lucian, foi avisado por um amigo sobre a presença dos sem-terra na fazenda. Ele disse que recebeu um telefonema, por volta das 7h30min deste sábado, de um homem que havia passado pela propriedade.
Lucian, morador do centro da cidade, comunicou as autoridades policiais sobre a invasão do local, onde cultiva gado, cabritos e suínos. Ele preferiu não ir até a fazenda e registrou boletim de ocorrência.
De acordo com a polícia, mais de 200 pessoas estão na propriedade rural desde a madrugada. Para entrar, eles arrombaram o portão e começaram a montar do acampamento.
Continua depois da publicidade
O levantamento da PM não apontou estragos no local. Nenhuma arma de fogo foi encontrada, apenas ferramentas de trabalho, facas e foices.