O Ministério Público Federal de Santa Catarina realiza uma audiência pública em Florianópolis para discutir as cirurgias eletivas no estado. O debate vai tratar sobre os procedimentos que não ser agendados e não são emergenciais, feitos por meio do SUS. Segundo o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Daniel Ricken, as questões estão relacionadas, entre outros pontos, às filas de espera e a falta de informações claras quanto à data de realização das cirurgias.
Continua depois da publicidade
Autoridades públicas e entidades ligadas ao tema foram convidados para a audiência pública desta segunda-feira (08), no prédio da Procuradoria Regional, na Avenida Beira Mar Norte. Segundo o procurador da República, a crise de subfinanciamento é o problema mais grave no que tange às cirurgias eletivas, e o debate poderá ser o momento para se mostrar quem está em débito e quem não está cumprindo sua parte na administração deste setor.
Nos dois primeiros meses deste ano, a quantidade de cirurgias gerais e oftamológicas – especialidades de maior demanda pelo SUS no estado – caiu 59%.
SERVIÇO
O que: Audiência Pública “Cirurgias Eletivas: Financiamento e Judicialização”
Continua depois da publicidade
Quando: Segunda-feira, 8, das 13h30 às 18h
Onde: Auditório da PR/SC, piso térreo da Torre III do Edifício Luiz Elias Daux, na Rua Paschoal Apóstolo Ptisica, 4876, Agronômica – Florianópolis/SC
Ouça a reportagem de Leandro Lessa: