Uma ação proposta pelo Ministério Público Federal pede a paralisação das obras de um edifício de luxo em Balneário Camboriú. É o maior prédio residencial do país, com previsão de chegar a 81 andares. A procuradoria alega descumprimento da lei ambiental e irregularidades na concessão de licenças e autorizações ambientais. O argumento é a proximidade do Rio Camboriú, que tornaria o terreno área de preservação permanente. O MPF informa que, no julgamento da ação, a Justiça pode até determinar a demolição do que já foi erguido. A defesa da construtora responsável pela obra alega que o empreendimento está dentro da legalidade.

Continua depois da publicidade

Cerca de nove toneladas de pescado ilegal foram apreendidos pelo Ibama em autuações no litoral norte catarinense. A primeira apreensão ocorreu em uma sala comercial de Penha. No local, haviam 6 mil quilos de peixe e camarão. A empresa não tinha o Registro Geral de Pesca (RGP). Além disso, é proibida a captura do camarão em período de defeso. Horas depois, na madrugada de quinta-feira (23), uma van e um caminhão foram parados na BR-101, onde foram recolhidos 800 quilos de camarão e 2 mil de peixe. Os dois veículos foram apreendidos. O pescado será doado ao Programa Mesa Brasil do SESC.

Duas famílias ficaram desalojadas em Meleiro, no Sul catarinense, após chuvas com ventos fortes que atingiram a cidade e destelharam casas nesta quinta-feira (23). Os desalojados foram levados para casa de parentes. Segundo a Defesa Civil, algumas ruas do Centro de Araranguá também ficaram alagadas. O trânsito no Centro ficou bloqueado até o início da noite, quando a água baixou. Nesta sexta-feira (24), o trabalho da Defesa Civil será mapear prejuízos e atender moradores afetados pela chuva na região.

*Com apoio da RBSTV, do G1 SC e do Diário Catarinense

Ouça o Giro Estadual na íntegra:

Continua depois da publicidade