O relatório da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) sobre as manchas que apareceram na Praia de Perequê, em Porto Belo, Litoral Norte de SC, foi divulgado nessa terça-feira divulgou nesta terça-feira com o resultado “inconclusivo”. A Fatma ainda não sabe o que é a mancha, mas descartou a possibilidade das manchas terem sido ocasionadas por esgoto. Entre as hipóteses da prefeitura para o surgimento da mancha estão algum tipo de reação química que tenha ocorrido na água e a chuva acumulada ter feito o solo, de ferro e manganês, descer para o rio. A mancha já perdeu força, mas o problema percebido no domingo fez com que o número de pessoas na praia de Perequê diminuisse bastante.

Continua depois da publicidade

A mancha escura apareceu na foz do rio Perequê, que deságua no mar, no domingo (17). Para verificar a origem do problema, equipes da Vigilância Sanitária, dos bombeiros e da Fatma foram acionadas.

De acordo com o relatório da Fatma desta terça, a balneabilidade naquela região continua a mesma, imprópria, como sempre foi, mesmo antes da mancha.