Um prédio localizado abaixo da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, na parte insular, deverá ser demolido após anos de abandono. O assunto foi debatido em uma reunião nesta terça-feira (23), envolvendo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e os proprietários do imóvel. O local é histórico pois abrigou parte do Estaleiro Hoepcke, empresa de navegação fundada por Carl Hoepcke em 1895 na Capital.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Atualmente, o prédio está abandonado com acúmulo de entulhos e ocupado por pessoas em situação de rua e dependentes químicos. A preocupação do MPSC é com a propagação de doenças, como a dengue, além da insegurança gerada no local, onde há um acesso para a Ponte Hercílio Luz.

— Vamos recomendar à prefeitura, na pessoa do prefeito Topázio Neto, que promova a demolição do imóvel. Inclusive, a própria empresa, que é titular do imóvel, entendeu que a melhor solução é a demolição do imóvel — destacou o promotor Daniel Paladino.

Veja a situação atual do prédio abaixo da Ponte Hercílio Luz

Continua depois da publicidade

Segundo processo de demolição

Em 2014, o prédio que fica na Avenida Beira-Mar Norte teve a maior parte da sua estrutura demolida. Naquela época, já estava abandonado e sofria com os mesmos problemas de ocupação irregular e risco de desenvolvimento de doenças. No entanto, a fachada histórica, parte do telhado e das ruínas do casarão original foram mantidas.

O local é um dos últimos espaços da região que não recebeu um processo de modernização após a conclusão das obras da Ponte Hercílio Luz, entregue à sociedade em 2019. O prédio já abriu diversos empreendimentos, como casa de eventos e até salão de beleza.

O MPSC acompanha também outros prédios da Capital que oferecem riscos estruturais ou ocupação irregular no centro da cidade. Esse foi o caso do antigo terminal rodoviário, localizado na Avenida Hercílio luz com a Avenida Mauro Ramos, onde o MPSC identificou a locação ilegal do espaço por parte do proprietário, além de riscos à integridade na parte de fiação elétrica.

— Nesse exato momento o antigo prédio do Procon, na Vitor Meirelles, está sendo demolido. Outros vão entrar no radar — garantiu o promotor Daniel Paladino, que tem acompanhado de perto os debates em relação a essas estruturas.

Continua depois da publicidade

Leia também

Os locais top 5 da malandragem no trânsito em Florianópolis

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição no Museu Histórico de SC