A torcida uniformizada “Os fanáticos”, do Atlético Paranaense, está proibida de frequentar partidas de futebol em todo o território nacional por um período de seis meses. O Ministério Público do Paraná tomou a decisão em conjunto com a própria torcida organizada, em reunião na manhã desta terça-feira. A briga entre membros da torcida com vascaínos na Arena Joinville, neste domingo foi o motivo da decisão.
Continua depois da publicidade
Com isso, está proibido qualquer adereço, ou menção a torcida uniformizada atleticana, como por exemplo, faixas, camisetas, e bandeiras. Caso a determinação seja descumprida, a torcida organizada receberá multa no valor de R$ 20 mil, e nova advertência. Com a violação da determinação o clube também poderá ser punido, com perda de mando de campo ou multa, como prevê o estatuto do torcedor.
No entanto, para o promotor de justiça Maximiliano Deliberador, quem tomou a decisão, a ordem não consegue bloquear a entrada de membros da torcida organizada. A falta do cadastramento não impedirá que eles retornem ao estádio. Ou seja, uma medida boa na teoria, mas ineficaz na prática.
– A punição é justa. Nós fomos ao Ministério Público, ouvimos e acatamos. Nós deixaremos de levar uniformes, bandeiras e instrumentos musicais, mas não vamos deixar de frequentar os estádios – disse Fábio Luiz Almeida, um dos membros da Fanáticos, ao site Uol.
Continua depois da publicidade