Uma reunião organizada nesta sexta-feira pelo Ministério Público Estadual com participação de diversos órgãos públicos que estão atendendo as famílias e vítimas da tragédia em Santa Maria teve como desfecho uma avaliação positiva do trabalho prestado.

Continua depois da publicidade

As instituições se manifestaram informando os procedimentos que estavam sendo adotados pelo poder público, tais como assistência psicológica, psiquiátrica, fornecimento de medicamentos, hospedagem, alimentação, transporte e serviço social. Uma equipe do MP também percorreu hospitais da cidade e conversou com os profissionais que prestam atendimento, bem como com familiares e voluntários para verficar o suporte que está sendo oferecido em Porto Alegre.

O Instituto Geral de Perícias de Porto Alegre, diante do novo óbito ocorrido no Hospital de Pronto Socorro (HPS), informou a necessidade de realização de necropsia na hipótese de ocorrer novos óbitos nos hospitais, priorizando a realização de perícias. Angelita Machado Rios, do Departamento Médico Legal, informou que o serviço de perícia está apto a realizar exame psíquico nas vítimas sobreviventes, inclusive àquelas que não necessitam de internação para comprovar o dano sofrido, colocando-se à disposição da Polícia Civil.

No final do encontro, o coordenador do Centro de Apoio, Promotor de Justiça Miguel Granato Velasquez, agradeceu aos representantes pela excelência dos serviços que estão sendo prestados e comprovados no relatório de visitas feito pelo MP. Velasquez ressaltou sua satisfação de que o suporte psiquiátrico e psicológico terá continuidade pelo tempo que for necessário quando as famílias retornarem ao seus municípios de origem.

Continua depois da publicidade

Clique aqui

Clique aqui