O Ministério Público de Santa Catarina investiga o suposto envio de um homem em situação de rua pela prefeitura da capital do Rio de Janeiro para Florianópolis. Agora, a Secretaria de Assistência Social do Rio tem 10 dias para apresentar explicações. Se comprovada a suspeita, a cidade pode responder criminalmente pelo caso.
Continua depois da publicidade
Receba notícias da CBN Floripa pelo WhatsApp
Em um vídeo que circula nas redes sociais, quando é questionado pela Polícia Militar, o homem relata que é natural de Guiné-Bissau, há três semanas está em Florianópolis depois de passar pelo Rio de Janeiro. O homem conta como chegou à capital catarinense:
— A assistência social [do Rio de Janeiro] pagou a passagem.
— Você tem família aqui? [pergunta o policial]
Continua depois da publicidade
— Não — responde o rapaz.
Conforme o promotor Daniel Paladino, da 30ª Promotoria de Justiça da Capital, foi encaminhado nessa quinta-feira (2) um ofício à Secretaria de Assistência Social do Rio de Janeiro. A prefeitura terá até 10 dias para apresentar explicações.
— Isso se traduz numa prática absolutamente irregular e desumana, visto que não foi feito nenhum contato prévio com as autoridades. O MP resolveu instaurar um procedimento administrativo para apurar a situação, inclusive pode haver consequências no âmbito civil e criminal, sob pena de serem tomadas medidas no âmbito criminal por configurar crimes contra a dignidade e liberdade da pessoa humana — declarou.
Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro informou que “não há registros de translado da pessoa em questão atráves do Programa de Volta à Terra Natal”.
No ano passado, o Ministério Público abriu inquéritos para apurar denúncias semelhantes envolvendo as cidades de São José, Curitiba e Balneário Camboriú.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Dupla suspeita de atear fogo em caminhão de lixo é alvo de buscas em Florianópolis
Temporal que atinge Rio Grande do Sul chega a Santa Catarina e gera alerta da Defesa Civil
SC-401, em Florianópolis, terá 10 quilômetros de terceira pista; saiba onde