Insatisfeita com uma das piores gestões para a área cultural do Estado, a classe artística irá se reunir no próximo dia 15 no Largo da Catedral de Florianópolis para manifestação pacífica e apresentações musicais. A ideia é chamar atenção do poder público e da população para a melhoria das políticas públicas para a cultura em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

O movimento #ocupafloripa começou há alguns meses com ações isoladas, mas o estopim para o evento na próxima semana foi o cancelamento do show Amor à Ilha, de Cláudia Barbosa, agendado como parte da programação do projeto TAC 7:30. A cantora optou por cancelar o espetáculo em razão de a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), não oferecer estrutura para a apresentação.

Continua depois da publicidade

Até o ano passado a FCC disponibilizava sonorização para os projetos TAC 7:30 e CIC 8:30, mas o recurso foi cortado em 2015. A assessoria de comunicação da instituição esclarece que o TAC possui equipamento de som (inclui, entre outros, microfones, equalizador e caixas) e algumas apresentações se adaptam a esta sonorização e outras contratam à parte.

_ Tudo isso está informado no site do projeto, no contrato e também é explicado para o artista quando ele solicita a data. Tanto que, em 2015, foram 40 apresentações e nenhuma delas precisou ser cancelada por causa da falta de sonorização e nem recebemos reclamação por falta de estrutura.

Leia as principais notícias do dia em Santa Catarina

O TAC 7:30 começou em 2012 e apresenta todas as terças-feiras, às 19h30min, espetáculos de música, dança e teatro no TAC. Os ingressos custam R$ 20 / R$ 10 (meia).

Leia o manifesto do movimento #ocupafloripa por Cláudia Barbosa:

Continua depois da publicidade

COMUNICADO : “Show “Amor à Ilha”Venho comunicar que o show “Amor à Ilha”, cancelado da programação do projeto TAC…

Posted by Cláudia Barbosa on Terça, 8 de dezembro de 2015

O movimento #ocupafloripa repercutiu na terça-feira nas redes sociais e mobilizou artistas e produtores culturais, que postaram fotos com cartazes e chamaram para a manifestação.

_ Por “Amor à Ilha”, à arte e à cultura, contra a mediocridade, a falta de diálogo, de respeito e de rumo para a cultura catarinense _ escreveu o diretor de cinema Eduardo Paredes.

AGENDE-SE

O quê: Manifestação #OcupaFloripa e show Amor à Ilha, com Cláudia Barbosa e os Grupos Côro de Gato e Choro Xadrez

Continua depois da publicidade

Quando: 15/12, 19h30

Onde: Largo da Catedral Metropolitana, Centro, Florianópolis

Quanto: Gratuito