A tática de pegar a estrada nas primeiras horas do domingo para evitar filas não deve funcionar nesta volta do feriadão da Proclamação da República.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, as principais rodovias já registram intensa movimentação de veículos desde o início da manhã – e a expectativa é de que o fluxo fique mais intenso no decorrer do dia e durante a noite, com possibilidade de um congestionamento histórico e filas de até 40 quilômetros.
Para calcular o tamanho do engarrafamento, a Polícia Rodoviária Federal usou como base o movimento registrado no primeiro dia do feriadão. Na sexta-feira o trecho da BR-101 próximo a Laguna e Tubarão chegou a acumular 20 quilômetros de congestionamento no sentido Norte por volta do meio-dia.
No litoral catarinense, os três dias do feriadão simbolizou o início da temporada de verão, com grandes eventos ocorrendo em Florianópolis e Itajaí. A estimativa é de que cerca de 1 milhão de pessoas tenham se deslocado pelo Estado neste final de semana.
Continua depois da publicidade
Confira quais serão os pontos críticos do trânsito neste domingo, de acordo com a estimativa da PRF:
? No sentido sul, entre Laguna e Tubarão, o congestionamento pode chegar a 30 quilômetros (10 a mais do que o registrado na vinda).
? Morro dos Cavalos vai trancar no sentido norte.
? Entre Porto Belo e Itajaí, a previsão é de até 40 quilômetros de fila (trecho deve registrar o maior congestionamento da BR-101).
? Em Navegantes, no acesso à BR-470, deve haver lentidão e quem seguir para Blumenau também terá que se preparar para as filas.
Continua depois da publicidade
? Na BR-280 há previsão de longas filas para quem trafegar de São Francisco do Sul em direção à BR-101.