Por volta das 10h, a movimentação no trecho Sul da BR-101, em Santa Catarina, começou a se intensificar. No trevo no município de Araranguá, uma das primeiras cidades do Estado vizinho, a lentidão é acentuada por causa da rótula que dá acesso a cidades do Interior. Trafegando na média de 30 km/h os veículos levam até 15 minutos para percorrer um trecho de cinco quilômetros.

Continua depois da publicidade

– O movimento está bem acima do normal, acredito que vá permanecer durante toda manhã, até o pessoal chegar nas praias – afirma o policial rodoviário federal, Alex Rocha, do posto da PRF de Araranguá.

Rocha atribui o aumento de veículos ao feriado gaúcho. Em meio aos caminhões que circulam na BR-101, veículos com placas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul já são bastante avistados.

Entre as 7h e 8h desta quarta-feira, uma média de 25 veículos passaram por minuto no pedágio da freeway de Santo Antônio da Patrulha, no sentido Capital-Litoral, muitos em direção à Santa Catarina para aproveitar a folga.

Foi o que fez a família da fonoaudióloga Débora Fetter, 40 anos. Junto com o marido, o filho e a cadela da raça yorkshire, eles saíram às 7h de Porto Alegre rumo a praia de Ibiraquera e foram surpreendidos pela lentidão antecipada na rodovia. O trecho entre a Capital e Araranguá foi feito em 3h30min.

Continua depois da publicidade

– Na Páscoa enfrentamos uma tranqueira em Tubarão e agora já foi antes. Estávamos pensando em voltar no final da tarde de domingo, mas acho que vamos ter de antecipar a volta para mais cedo – lamenta.