A noite desta terça-feira foi um marco para a consolidação do movimento Floripa Te Quero Bem, criado em 2011. Depois da sabatina aos candidatos a prefeito no ano passado, da compilação dos cinco eixos que a cidade precisa investir para melhorar a qualidade de vida e da aprovação da mudança na lei orgânica do município, que obriga a prefeitura a fazer um plano de metas, chegou a vez de articular num único espaço os dados da cidade e interpretá-los para as pessoas, além de incentivar os cidadãos a participar e a cobrar mais da administração pública.

Continua depois da publicidade

O gerente executivo do Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (Icom), que participa do movimento, Anderson Giovani da Silva, destacou que para este ano serão criados o Observatório Floripa Cidadã, a ser coordenado pelo curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Lá, todos os números da cidade serão compilados, articulados e analisados por professores e alunos. Na mesma linha, o movimento também vai tentar engajar, como segundo objetivo, ainda mais os cidadãos na participação e cobrança do poder público.

Estas intenções foram apresentadas no primeiro encontro do Floripa Te Quero Bem após a aprovação da lei municipal que obriga a prefeitura a criar o plano de metas, um dos objetivos do movimento no ano passado. O prefeito Cesar Souza Junior esteve presente na reunião para confirmar a intenção de cumprir o trabalho até setembro, quando apresentará ações para melhorar a qualidade de vida na cidade.

– Meu compromisso com o Floripa Te Quero Bem não mudou. Está reafirmado – disse.

Continua depois da publicidade

O vice-presidente de Jornais, Rádio e Digital do Grupo RBS, Eduardo Smith, avaliou como muito importante essa interação do prefeito.

– Desde o início o movimento foi pautado para discutir os problemas e criar uma agenda positiva. Ficamos feliz em ver o prefeito valorizar e prestar contas – afirmou Smith.

As duas ações do movimento Floripa Te Quero Bem para este ano devem se concretizar a partir do segundo semestre.

Continua depois da publicidade

:: Saiba mais

O que é

– É um movimento criado e liberado pelo Grupo RBS, Instituto Guga Kuerten, Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom) e Instituto Vilson Groh (IVG).

Objetivos para este ano

– Criar um portal com dados e análise sobre Florianópolis e fomentar, através da internet, a participação dos cidadãos na administração pública.

Encontro

– A cada dois meses o grupo irá se reunir com o prefeito para cobrar ações do governo municipal.

Continua depois da publicidade

Desafios

– O grupo debateu e definiu 19 desafios da cidade para os temas saúde, educação, segurança, mobilidade e planejamento urbano.