Alimentos, máscaras de tecido, fraldas descartáveis, ração para cães e gatos e produtos de higiene e limpeza. Essas são as principais demandas listadas por entidades e organizações não-governamentais que atendem pessoas em vulnerabilidade social em Joinville. Desde que a crise econômica se agravou, impulsionada pela pandemia do novo coronavírus, as entidades deixaram de receber doações e, pelo menos, 18 mil pessoas em vulnerabilidade social estão com a assistência prejudicada.
Continua depois da publicidade
O número corresponde ao total de pessoas atendidas pelas entidades cadastradas pelo Movimento Quem se Importa – Joinville. A proposta do Movimento é intermediar o encontro entre quem quer ajudar – por meio de doações ou voluntariado — com quem mais precisa de ajuda. Por meio de parcerias com o projeto Mesa Brasil, Univille, Udesc Joinville, Ajorpeme, empresa Funcionárias, Arte na Quarentena e outras iniciativas, já foi possível atender demandas de 81 entidades.
Entre elas estão locais que atendem idosos, por exemplo. Entidades como Lar de Idosos Manoel Peres, Lar Aconchego, Lar Anni Bust e Casa de Repouso Oma e Opa, todas no Anita Garibaldi, receberam cestas básicas, máscaras de tecido, álcool em gel e produtos de higiene e limpeza.
— Até o momento, conseguimos fazer a doação de dois mil itens arrecadados. Mas a demanda é alta e corresponde a quase 40 mil itens. Essa demanda nos foi repassada por 60 das 125 entidades que responderam a formulários quantitativos e qualitativos elaborados pelo Movimento. É uma prova de que a crise econômica atingiu em cheio pessoas em vulnerabilidade social na cidade — explica Luciana Homrich, da Conecta Projetos, idealizadora do Movimento.
Em site especial, leia todas as notícias sobre coronavírus
Continua depois da publicidade
Além de idosos, as entidades cadastradas pelo Movimento Quem se Importa- Joinville atendem crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e animais abandonados. Há também demandas de populações indígenas da região.
ODS na Prática
Nesta semana, por conta da campanha estadual ODS na Prática, organizada pelo Movimento Nacional ODS Santa Catarina, o comitê local da iniciativa está mobilizando os signatários da cidade para participarem da arrecadação dos itens listados pelas entidades. O movimento ODS SC atua para facilitar a incorporação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no dia a dia das pessoas e nas práticas das organizações catarinenses.
Quem tiver interesse em participar, basta levar suas doações à sala do Projeto Mesa Brasil, no Sesc Joinville, localizado à rua Itaiópolis, 470, América. A campanha ODS na Prática, realizada nos meses de maio e setembro, ocorre até esta sexta-feira (29/05), mas as doações continuarão sendo aceitas nesse endereço.
Podem ser doados alimentos não perecíveis e itens como escova de dente, creme dental, xampus, sabonetes, água sanitária, detergentes, desinfetantes, fraldas descartáveis de todos os tamanhos e ração para gatos ou cachorros.
Continua depois da publicidade
Sobre o Movimento Quem se Importa
O Quem se Importa – Joinville é um movimento voluntário, apartidário e plural, voltado para a prestação de auxílio a pessoas em vulnerabilidade social em Joinville. Por meio de cadastro de entidades assistenciais da cidade, o Movimento mapeia as principais demandas e busca parcerias para o atendimento destas.
A coordenação é composta pela Conecta Projetos e comitê local do Movimento Nacional ODS SC. Mais informações podem ser obtidas na página do Facebook da iniciativa ou pelo número Whatsapp 47-99243-2005.