A fila na rua Pedro Lobo, na esquina com a Felipe Schmidt, no Centro de Joinville, dobrava o quarteirão na tarde de terça, quando uma multidão de eleitores da cidade aproveitou o penúltimo dia antes da data-limite da Justiça Eleitoral para regularizar o título de eleitor. O movimento começava na rua Jaguaruna, mais exatamente em frente aos cartórios eleitorais. O prazo para regularização termina nesta quarta, às 19 horas.
Continua depois da publicidade
E a fila deve ser muito maior nesta quarta, acredita o chefe do cartório da 76ª Zona Eleitoral, Thiago Magalhães.
– Na terça-feira, registramos o maior movimento até então. Mas quarta, a fila definitivamente deve fazer a volta no quarteirão” – observou.
Segundo ele, o melhor horário de atendimento deve ser nas últimas horas do plantão.
Continua depois da publicidade
– Assim que abre, às 9 horas, a fila já está grande. Ao meio-dia o atendimento é mais lento, porque parte dos atendentes saem para o almoço -, avisou.
Nesta quarta os atendimentos seguem até as 19 horas, sem parada para almoço.
Os cartórios da 105ª, 96ª, 95ª, 76ª, 19ª zona eleitorais, que representam Joinville, Garuva e Itapoá, funcionam em horário de plantão, das 9 as 19 horas, desde o dia 30 de abril. O horário especial incluiu o fim de semana, quando foram atendidas aproximadamente 1,4 mil pessoas. Entre segunda e terça, o número subiu para cerca de duas mil.
A dona de casa Eliane Marrucci dos Santos Plama, 38 anos, foi uma destas pessoas que arriscou ir no penúltimo dia para regularizar sua situação de eleitora. Ela mudou-se há dois anos de Curitiba para Itapoá com o marido.
Continua depois da publicidade
– Da primeira vez, justifiquei o meu voto. Mas agora não dá, vou fazer a transferência -, comentou.
Por volta de 15 horas, a dona de casa era uma das últimas da fila. A média de espera era de 1h30.
Um alerta aos eleitores: não adianta chegar mais cedo, na expectativa de ganhar senha. Interessados recebem o número apenas quando chegam à entrada do cartório eleitoral. Quinze funcionários são responsáveis pelos atendimentos, que levam em torno de cinco minutos. Idosos com mais de 60 anos e gestantes ganham preferência.
VÍDEO: veja imagens da fila:
O que pode ser feito:
Transferência e revisão de dados,
Primeira via do título,
Mudança de seção, para idosos e portadores de necessidades especiais,
Regularização, para títulos suspensos e cancelados.
LEIA MAIS: