O pronto-atendimento de Barra Velha ficou lotado nesta segunda-feira (3) e imagens da unidade circularam nas redes sociais. Um vídeo (veja abaixo) mostra pessoas sentadas em cadeiras e até deitadas no chão enquanto esperam atendimento.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Segundo o secretário da saúde de Barra Velha, Maurício Coimbra, o movimento foi intenso desde o início da manhã, com pessoas que buscavam o pronto-atendimento e o setor especializado em Covid. Ele afirma que a alta procura é normal nesta época do ano por causa dos turistas.

– Se tornou excessiva porque estamos com um grande número de pessoas. Isso não pode ser comprovado que está relacionado aos shows (realizados na virada do ano), mas a uma situação em que o movimento da cidade está grande – afirmou.

De acordo com a prefeitura, a fila de espera ficou entre duas a três horas devido ao movimento. Havia quatro médicos na unidade e outros dois foram chamados durante a tarde para atender à demanda.

Continua depois da publicidade

– Para todas as pessoas foram oferecidas lugares, mas se recusaram. Não houve descaso com nenhuma pessoa. Algumas relataram que preferiam ficar do jeito que estavam para, supostamente, não infectarem outra pessoa, já que não sabiam o que tinham – divulgou o município.

A prefeitura ainda afirmou que mais de 80% das pessoas que solicitaram atendimento eram de fora da cidade, com sintomas de gripe. Não é possível identificar se são casos de Influenza porque a região ainda não realiza testes para esse diagnóstico, segundo a Secretaria da Saúde de Barra Velha.

Leia também:

Joinville reabre 17 pontos de vacinação contra Covid-19 nesta segunda-feira

Ministério diz que vacinação de crianças deve começar em janeiro

Vacinas aumentam proteção de quem já teve Covid-19, diz estudo