A movimentação de cargas nas ferrovias de Santa Catarina cresceu 8,9% no primeiro semestre de 2024, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são de um levantamento feito pela Gerência de Ferrovias, da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O desempenho das concessionárias do estado catarinense ficou acima da média nacional, que aumentou em 5,03% em relação ao primeiro semestre de 2023.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
As duas concessionárias que levantaram os dados atuam em Santa Catarina, e transportaram 3,5 milhões de toneladas durante o período.
SC tem mais de 30% da população carcerária com trabalho durante reclusão
— O setor segue mantendo um crescimento consistente ao longo de 2024 e acima do que já foi registrado em 2023. Fica a expectativa de como será o segundo semestre, principalmente no agronegócio, que é o setor que mais movimenta cargas pelo modal ferroviário em Santa Catarina — avalia o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.
Continua depois da publicidade
Até agora, o mês com maior desempenho foi abril, que movimentou 628,9 mil toneladas. O segundo trimestre de 2024 superou o primeiro, com 1,8 contra 1,7 milhões de toneladas, respectivamente. O crescimento representa 3,5%.
Pela concessionária da Malha Sul, foram movimentadas 2 milhões de toneladas de cargas. Já pela Ferrovia Tereza Cristina, foram 1,5 milhão de toneladas.
Saiba quais são os produtos transportados
Confira, em ordem, quais foram os produtos com os maiores volumes registrados no transporte de cargas no primeiro semestre de 2024:
- Soja: 1,6 milhão de toneladas
- Carvão: 1,2 milhão de toneladas
- Milho: 300 mil toneladas
- Óleo diesel: 36 mil toneladas
- Gasolina: 24,4 mil toneladas
- Cloreto de Potássio: 10,2 mil toneladas
- Adubo orgânico a granel: 4,2 mil toneladas
- Fosfato: 417 toneladas
- Álcool: 275 toneladas
Continua depois da publicidade
A movimentação nos 753 quilômetros de malha ferroviária catarinense em operação corresponde a 1,4% da movimentação do Brasil, que foi de 253,9 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2024.
*Sob supervisão de Jean Laurindo
Leia também
Conheça “muquirana” de SC que não compra roupas há 10 anos e sobrevive apenas de legumes
Aos 41 anos, enfermeiro realiza sonho e se forma em medicina na UFSC