A previsão de aumento da vinda de turistas argentinos para Santa Catarina está se confirmando. Em Dionísio Cerqueira, na fronteira com a Argentina, 2.914 estrangeiros registraram entrada na Polícia Federal nos primeiros 21 dias de dezembro. Isso é 49,2% a mais do que as 1.952 pessoas registradas no mesmo período do ano passado.A expectativa é de que mais de 40 mil turistas entrem em Santa Catarina por Dionísio Cerqueira. De olho neste fluxo o municípios catarinense de Dionísio Cerqueira, os paranaenses Barracão e Bom Jesus do Sul e a cidade argentina de Bernarndo de Irigoyen acabaram se unindo para fomentar o turismo na região.
Continua depois da publicidade
Em 2013 foi inaugurado o Parque Turístico e Ambiental da Fronteira, revitalizando a nascente do rio Peperi-Guaçu. A quarta etapa deve ser inaugurada em abril. E a licitação para um novo restaurante no local será lançada em janeiro. Os hotéis de Barracão de Dionísio Cerqueira investiram em reformas. E um grupo de empresários argentinos está investindo na construção de um novo hotel, de sete andares, em Dionísio Cerqueira. No início do mês o Sebrae realizou o Festival Gastronômico Sabores da Tri-Fronteira, com a oferta de 14 pratos típicos, que também serviu para capacitar os profissionais dos restaurantes da região.
Nova aduana de turismo
O chefe de gabinete de Prefeitura de Dionísio Cerqueira, Jefferson Ávila, informou que um projeto para a nova aduana de turismo, no valor de US$ 10 milhões, será apresentado no início do ano que vem, ao Fundo de Convergência do Mercosul, no Uruguai. O projeto pretende unir as aduanas argentina e brasileira, além de revitalização de praças e construção de um mirante na fronteira.
Continua depois da publicidade