Com o início da Sommerfest 2016, nesta quinta-feira, engana-se quem pensa que o único ponto de encontro de turistas em Blumenau é a Vila Germânica. Os principais museus da cidade também têm recebido muita gente neste período. Coordenadora do Museu da Cerveja, Doroteia Nicchellatti, diz que no ano passado foram 59 mil visitantes. Neste ano, com base na quantidade de pessoas que têm ido ao museu, a expectativa é superar este número. Já Amélia Malheiros, gerente de comunicação da Cia Hering, comenta que o movimento tem aumentado no museu que leva o nome da empresa: de dezembro de 2014 para dezembro de 2015 o incremento foi de 34%.

Continua depois da publicidade

Valmir Zanetti, presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, credita o movimento à desvalorização do real e à qualificação dos eventos promovidos na cidade.

De olho no interesse cada vez maior do público, as agências de turismo têm apostado em excursões rumo à cidade. Na CGTur, de Balneário Camboriú, há saídas às segundas, quartas e sextas-feiras. Os ônibus partem sempre às 8h e voltam no fim da tarde. Nesse intervalo há visitas nos principais atrativos turísticos de Blumenau, almoço e passeios ao ar livre. Hoje o menu será incrementado com a passagem pela Oktober de verão.

– Temos capacidade para 46 passageiros em cada ônibus. Eles vão sempre lotados. No ano passado a aceitação foi ótima e vemos que neste ano já estamos superando as expectativas – diz Mano Neves, gerente da CGTur.

O presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, Valmir Zanetti, acrescenta que janeiro deve ajudar também os lojistas a recuperarem as vendas baixas do Natal. E mais: diz que a tendência é que a economia do município se mantenha aquecida durante o ano.

Continua depois da publicidade

– Não fomos uma das cidades-sede da última Copa, mas ainda assim recebemos vários turistas. Com a Olimpíada será igual – aposta.