O movimento nas aduanas turísticas de Dionísio Cerqueira e Paraíso aumentou 24% no mês de janeiro de 2020, em relação a janeiro do ano passado. De acordo com dados do departamento de Estatística de Entrada e Saída de Estrangeiros da Delegacia da Polícia Federal de Dionísio Cerqueira, no primeiro mês do ano foram registradas 70.897 entradas e saídas, contra 57.153 do mesmo período do ano passado.

Continua depois da publicidade

O posto de controle migratório de Paraíso, que no final da BR-282, próximo da ponte do rio Peperi-Guaçu, respondeu por 39% do movimento, com 24.511 entradas e saídas. Esse foi a segunda temporada em que o local esteve funcionando. Ele foi inaugurado no final de 2018 e ficou aberto até junho de 2019, quando foi fechado devido ao baixo movimento. Foi reaberto em 23 de dezembro e será fechado novamente em 14 de março.

De acordo com a Polícia Federal o movimento fora do período de férias não se justifica pelo baixo movimento, de cerca de 30 pessoas por dia, contra quase mil nos meses de janeiro e fevereiro. Os dados de fevereiro ainda não foram fechados mas eles também vão superar os do ano passado em torno de 20%. Sem computar a última semana deste mês já tinham passado pela fronteira 133 mil pessoas, contra 117 mil no ano passado.

Continua depois da publicidade

Cerca de 90% dos registros são de argentinos e a grande maioria com destino ao litoral catarinense, para o período de férias. Há também visitantes de outros países do Cone Sul, como Paraguai e Chile.

Em 2019 foram registradas 186 mil entradas e saídas em Dionísio Cerqueira e Paraíso. Em 2018 foram 220 mil. A crise no país vizinho acabou afetando o movimento no ano passado.