A movimentação de cargas dos portos de Santa Catarina registrou um primeiro trimestre positivo. Os três primeiros meses do ano tiveram um aumento de 6,6% em comparação com o ano anterior, com 15,2 milhões de toneladas movimentadas.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Os dados são da Gerência de Portos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e foram divulgados pelo governo estadual nessa quinta-feira (9). O crescimento catarinense ficou acima da média nacional, que foi de 5,2%.

— É um dado satisfatório apresentado pelos portos catarinenses. O que só reforça a importância do setor para a economia catarinense e a iniciativa correta do governador Jorginho Mello de criar a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias — avalia o secretário da SPAF, Beto Martins.

Mais de 6 milhões de toneladas

Foram movimentados 6,4 milhões de toneladas de contêineres (TEUs), com crescimento de 3,8% em relação ao mesmo período de 2023. O setor equivale a 19,17% da movimentação nacional de contêineres.

Continua depois da publicidade

A Portonave, de Navegantes, movimentou 305,2 mil TEUs, e foi seguida do Porto de Itapoá, que movimentou 269,5 mil TEUs e do Porto de Imbituba, com 16,7 mil TEUs. Os números representam 19,17% da movimentação de contêineres, e Santa Catarina aparece como o segundo maior Estado do país.

Já em relação ao desempenho geral, o Porto de São Francisco do Sul movimentou 4,5 milhões de toneladas, a Portonave teve 3,12 milhões de toneladas e Itapoá aparece na sequência com 3,11 milhões de toneladas. Depois vem o Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul (combustível da Petrobrás) com 2,2 milhões de toneladas, Imbituba com 2,2 milhões de toneladas, e outros terminais com desempenhos menores do que 75 mil toneladas.

Leia também

Programa de satélites Constelação Catarina pode prever eventos climáticos no país

Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,02 bilhões de valores a receber