João Rodrigues usa todos os dias a Ponte do Badenfurt para ir ao trabalho na Água Verde. Ele afirma que a construção facilitou – e muito – a vida dos motoristas, mas agora está indignado com o que outros condutores praticam para fugir do trânsito intenso. Mais grave em horários de pico, tanto no início da manhã quanto no fim da tarde, o problema ocorre na saída do complexo para a BR-470, próximo ao trevo de Pomerode.
Continua depois da publicidade
Neste trecho, a pista da direita leva para a rodovia, sentido litoral. A da esquerda deve ser usada por quem se desloca rumo a Pomerode ou Alto Vale. Mas, conforme reclama Rodrigues, na prática não é bem assim que ocorre. Alguns motoristas, tentando furar a fila e chegar ao trevo antes dos demais, seguem pela direita e, já próximo à esquina, cruzam a faixa contínua e mudam de pista. Pior para quem espera corretamente a sua vez no lado esquerdo da estrada:
– Está virando um caos. Eles acabam trancando o trânsito.
Em outros horários, de menor movimento, a situação também se repete. Para por fim a isso, Rodrigues sugere a colocação de algum obstáculo:
– Pode ser 100 metros tachão para obrigar o motorista a seguir pela esquerda. Vai fazer com que os que se acham espertos respeitem os demais.
Continua depois da publicidade
::: E agora?
Segundo o diretor de Trânsito da Guarda, Fábio Campos da Silva, a sinalização neste trecho está correta e dentro dos padrões. Para ele, a questão depende mais do comportamento do motorista. Apesar disso, ele diz que irá deslocar um agente para orientar o fluxo.
– Se tivesse um trevo pronto, com certeza amenizaria o problema – argumenta.
Campos alerta que os agentes podem notificar o motorista que faz a mudança de pista irregular no complexo. Afirma ainda que, em caso de acidente, este condutor será o culpado por ter interceptado o outro veículo.