Durante a noite de quinta-feira (29) e início desta sexta-feira (30), motoristas de caminhões foram flagrados dirigindo entre 12h e 15h sem interrupções na BR-101. A situação pode colocar em risco a segurança tanto dos condutores, quanto a de outros usuários da rodovia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), eles somente seguiram viagem após o descanso obrigatório.
Continua depois da publicidade
A operação "Acorda Motorista" foi realizada pela PRF e pela concessionária Autopista Litoral Sul, em Barra Velha, das 20h de quinta à 1h de sexta-feira. O objetivo, segundo a PRF, foi fiscalizar o descanso obrigatório dos motoristas de veículos de carga, assim como o sistema de iluminação traseiro e faixas refletivas dos veículos.
Algumas irregularidades puderam ser resolvidas gratuitamente ainda no local por prestadores de serviço da Autopista. Dentre elas, lâmpadas queimadas e defeitos nas faixas refletivas traseiras dos caminhões.
Foram registradas cerca de 50 autuações por infrações diversas e, destes, dez motoristas foram identificados infringindo a lei do descanso (Lei 12.619). Eles tiveram a documentação confiscada pela polícia e foram orientados a descansar por 11 horas no posto da PRF ou em um posto de gasolina próximo. Após o período de 11 horas, eles precisaram retirar a documentação para seguir viagem.
A operação
De acordo com a Lei do descanso, o motorista precisa repousar, no mínimo, 11 horas por dia. Deste período, pelo menos 8 horas necessitam ser ininterruptas. A cada cinco horas e meia, eles são obrigados a parar para descansar por 30 minutos.
Continua depois da publicidade
A fiscalização para identificar a quantidade de horas pelas quais os motoristas se mantiveram acordados se dá pelo tacógrafo do caminhão, por onde os policiais confrontam as informações. Caso seja identificado que motorista não repousou, os policiais confiscam os documentos e os orientam ao local de descanso. Após 11 horas, os motoristas retornam para retirar a documentação e voltar à viagem.