Após a inauguração do Contorno Viário na Grande Florianópolis na última semana, a segurança e a estrutura do local preocupa os motoristas que passam pela pista que desvia o trânsito pesado da BR-101. O repórter Zé Maia repassou as informações no programa Notícia na Manhã, da CBN Floripa, nesta terça-feira (13).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Contorno Viário da Grande Florianópolis tem três desafios
Um dos principais problemas relatados é a ausência de sinal de telefone e internet em grande parte do contorno viário, o que dificulta a comunicação em casos de emergência. O proprietário de um guincho da região contou à CBN que se deparou com uma situação em que, após o carro quebrar em um trecho do contorno, uma pessoa precisou caminhar pela pista até achar sinal de telefone para acionar o guincho.
Outra situação é a presença de animais na pista, tanto domésticos quanto selvagens, como bois e cavalos, principalmente em trechos de zonas mais rurais, como os bairros Alto Forquilhas e Colônia Santana, em São José.
Continua depois da publicidade
Além dos dois problemas relacionados à comunicação e segurança, a ausência de radares de velocidade ao longo do contorno viário também deve ser um ponto de atenção. Atualmente, há radares apenas nas cabeceiras em Biguaçu e Palhoça. O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Adriano Fiamoncini, mencionou um plano para instalar mais radares, mas destacou que a instalação e operacionalização dependem da concessionária.
– [No contorno viário] vai estar presente com os radares que nós temos à disposição, o radar de funcionamento na entrada e saída dos túneis, e a concessionária Arteris já tem radares em funcionamento nos mesmos locais. Eles prometem mais 44 equipamentos até o final do ano, aí no trecho. Por enquanto, o que a PRF pode fazer é trabalhar com o nosso radar portátil.
Apesar das adaptações necessárias, as primeiras impressões sobre a fluidez do tráfego são positivas.
Primeiro dia útil do Contorno Viário agrada motoristas da Grande Florianópolis
Veja fotos do fluxo de veículos no contorno viário
Ouça o boletim do repórter Zé Maia na íntegra
Este material foi gerado com a ajuda de inteligência artificial. As informações são apuradas e checadas por nossos profissionais. A versão final do texto também passa pela curadoria de nossos jornalistas.
Continua depois da publicidade