Sinalização de obras a cada curva, cones no caminho e homens às margens da pista, com a mão na massa. Esse cenário não é mais estranho para quem viaja pelo trecho Norte da BR-101, principalmente na região de Garuva, onde uma sequência de reformas em pontes está em andamento e dita um ritmo mais lento aos motoristas em alguns pontos.

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Só no último fim de semana, quando o fluxo de veículos aumentou por causa do feriadão, as filas passaram de 30 quilômetros em direção a Curitiba. Isto porque o sentido Norte da rodovia segue em meia pista em três trechos na região de Garuva.

Em outros dois trechos, a passagem no sentido Norte está completamente bloqueada, com desvio pela pista Sul, que divide o fluxo nas duas direções. Uma sexta obra em Garuva também forçou a restrição da passagem em meia pista em um trecho do sentido Sul.

Todas as seis obras são de reforço e alargamento de pontes. A boa notícia é que a Autopista Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho Norte da BR-101, estima a conclusão dos trabalhos até o próximo dia 15 de dezembro. Depois, serão interrompidas até o Réveillon todas as obras que interditem faixas na rodovia, com exceção de situações emergenciais.

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As obras em pontes ainda continuarão suspensas até o Carnaval, em março. Trata-se de uma medida para minimizar os gargalos do trânsito na alta temporada, quando o vaivém de veículos no litoral é mais intenso.

As sinalizações nos canteiros de obras em Garuva informam que a previsão de conclusão dos trabalhos em uma das pontes era estimada para agosto e em outras quatro para novembro. Somente uma, com estimativa de término anunciada para dezembro, deve terminar dentro do prazo.

Em entrevista ao “Jornal do Almoço” da RBS, o diretor superintendente da Autopista, Paulo Mendes Castro, citou o tempo de construção das pontes para justificar os atrasos. Segundo o diretor, os projetos das estruturas datam de 40 anos atrás e se perderam. Assim, os responsáveis pelas obras tiveram de fazer análises próprias para tocar os trabalhos.

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Segundo a concessionária, outras 16 obras em pontes serão iniciadas no ano que vem, nos trechos no Norte da BR-101 e na BR-376, no Paraná, assim que projetos e licenças forem aprovados. Cada reforma deve durar entre quatro a seis meses.

As reformas

As obras são de reforço e alargamento das pontes, impedindo que a passagem de veículos seja completamente liberada antes da conclusão das etapas estruturais. Os trabalhos consistem em reforçar a estrutura das pontes para que elas suportem o peso máximo permitido nas rodovias, sem que haja redução de sua vida útil.

As pontes foram construídas antes da duplicação da BR-101 e as atuais condições de tráfego, segundo a Autopista Litoral Sul, exigem que as estruturas recebam reforços. A largura das pontes também passa por ampliação para que elas passem a contar com acostamento.

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Confira os trechos em obras: