O corredor de ônibus implantado na rua Guanabara, zona Sul de Joinville, que entrou em operação na última sexta-feira, desagradou e muito os motoristas que costumam trafegar pelo local.
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Os ciclistas e os pedestres também não aprovaram a novidade. Uma das principais queixas é a de que o corredor estreitou ainda mais a via, obrigando os carros a invadir a pista contrária em alguns pontos e levando perigo para quem passa pelo local.
O esmerilhador Carlos Roberto Reitz, 50 anos, que costuma ir trabalhar de bicicleta, está preocupado com a mudança.
– Quando fizeram isso aqui me deu uma tristeza como joinvilense. Estou andando na calçada agora porque não tenho coragem de andar na rua – conta.
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Na tarde desta segunda-feira, quando voltava do trabalho, Carlos contou que quase foi atropelado por um coletivo.
– O ônibus parou em cima. Se eu não tiro a bicicleta para a calçada poderia ter morrido – relata.
O vendedor José Carlos Leal, 37 anos, também não aprova o corredor de ônibus.
– Achei que ficou muito ruim. Estreitou muito a rua e não tem ciclovia nem calçada (em alguns trechos) para andar – observa o morador do Paranaguamirim, que trabalha no Fátima e passa pela rua Guanabara todos os dias.
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Para o morador da rua Guanabara Belmiro Alves dos Santos, 50 anos, a implantação do corredor prejudica especialmente os ciclistas.
– A pior coisa que eles fizeram foi isso aí porque a rua tem bastante movimento de bicicleta – opina.
O comerciante Valter Cesar Siqueira Albeti, 42 anos, também afirma já ter passado por uma situação de perigo por causa do corredor.
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– Um caminhão quase me pegou bem na curva da Guanabara que é o trecho mais estreito.
O que diz a Prefeitura
Devido à reclamação em massa dos moradores do bairro Guanabara, a Prefeitura está rediscutindo o corredor de ônibus na rua. Na manhã desta segunda-feira, o prefeito Udo Döhler se reuniu com uma equipe do Ippuj (órgão de planejamento urbano de Joinville) e com o Ittran (órgão municipal de trânsito) para reavaliar a mudança.
Uma das opções discutidas, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, é tornar o corredor compartilhado, para o uso de ônibus e bicicletas, dando preferência às bicicletas. Neste caso, se a opção for implantada, os ônibus teriam de respeitar a velocidade das bicicletas e ficar atrás do veículo.